InícioDESTAQUETempestade de inverno histórica deixa 13 mortos nos EUA

Tempestade de inverno histórica deixa 13 mortos nos EUA

Uma grande tempestade de inverno que avança nesta segunda-feira (26) por grande parte dos Estados Unidos já deixou 13 pessoas mortas, segundo contagem da agência de notícias norte-americana Associated Press e provocou cancelamentos de voosquedas de energia e pedidos para que moradores permaneçam em casa por precaução.

Considerada por meteorologistas uma das piores tempestades de inverno das últimas décadas nos EUA, a tempestade provocou nevascas intensas e acúmulo de gelo com consequências potencialmente “catastróficas”, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês).

O NWS advertiu que a população enfrentará condições semelhantes nesta segunda-feira e que o frio intenso continuará por vários dias.

“Os impactos da neve/chuva congelada persistirão pela próxima semana, com ondas de recongelamento que manterão as superfícies geladas e perigosas tanto para dirigir quanto para caminhar”, indicou o NWS.

Uma contagem da Associated Press com base em números oficias divulgados por governos locais contabiliza 13 mortos.

  • No estado do Texas, as autoridades confirmaram três mortes, incluindo a de uma jovem de 16 anos, em um acidente de trenó;
  • Outras duas pessoas morreram de hipotermia na Louisiana, segundo o Departamento de Saúde do estado;
  • De acordo com autoridades locais, foram registradas três mortes no Tennesse e uma no Kansas;
  • O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, informou que cinco pessoas foram encontradas mortas ao ar livre neste fim de semana, em meio a temperaturas glaciais. Embora não tenha confirmado que as mortes estivessem relacionadas ao clima, Mamdani disse que “não há lembrete mais poderoso do perigo do frio extremo”.

 

Apagões

 

Mais de 10 mil voos foram cancelados durante os últimos dias de forte tempestade nos EUA. — Foto: JOSEPH PREZIOSO / AFP
Mais de 10 mil voos foram cancelados durante os últimos dias de forte tempestade nos EUA. — Foto: JOSEPH PREZIOSO / AFP

O site de monitoramento PowerOutage.us mostrava mais de 840.000 clientes sem eletricidade na noite de domingo, principalmente no sul do país, onde a tempestade começou no sábado.

No Tennessee, onde o gelo derrubou linhas de transmissão, mais de 300.000 clientes residenciais e comerciais ficaram sem energia. Louisiana, Mississippi e Geórgia – onde essas tempestades são menos comuns – registraram cada um mais de 100.000 interrupções no serviço.

As quedas de energia são particularmente perigosas, já que o sul está sendo atingido por um frio fora do comum que pode bater recordes, segundo as autoridades. Dezenas de milhares de residências também foram afetadas em Kentucky (centro-leste) e Geórgia (sudeste).

As autoridades do Texas a Carolina do Norte e Nova York instaram os habitantes a ficar em casa devido às condições perigosas.

Também foram registradas nevascas em todo o centro dos Estados Unidos, incluindo Kansas, Oklahoma e Missouri, onde alguns locais já acumulavam 20 centímetros de neve na noite de sábado, indicou o NWS.

Pelo menos 20 estados e a capital, Washington, declararam estado de emergência.

Uma mulher caminha por uma rua coberta de neve em Nova York. — Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP
Uma mulher caminha por uma rua coberta de neve em Nova York. — Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP

Voos cancelados e supermercados vazios

O presidente Donald Trump, que enfrentava a tempestade na Casa Branca, disse no sábado na sua plataforma Truth Social: “Continuaremos monitorando e mantendo contato com todos os estados no trajeto desta tempestade. Mantenham-se seguros e aquecidos!”.

As repartições federais estarão preventivamente fechadas nesta segunda-feira. Os aeroportos em Washington, Filadélfia e Nova York tinham quase todos os voos do dia cancelados.

Vista do Brooklyn Bridge Park coberto de neve na cidade de Nova York. — Foto: ANGELA WEISS / AFP
Vista do Brooklyn Bridge Park coberto de neve na cidade de Nova York. — Foto: ANGELA WEISS / AFP

Mais de 19.000 voos com origem e destino aos Estados Unidos foram cancelados durante o fim de semana, e milhares de outros sofreram atrasos, segundo o site especializado FlightAware. Além disso, já estão cancelados quase 2.500 voos para esta segunda-feira.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas