O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, leu algumas manchetes enquanto falava nesta quinta-feira (30) sobre o acidente entre um avião comercial e um helicóptero militar que deixou mais de 60 mortos, parecendo culpar, sem apresentar evidências, um “impulso de diversidade” na Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) pela colisão.
Helicóptero transportava três militares e o avião estava com 64 pessoas a bordo, em Washington. Ninguém sobreviveu
“Quero ressaltar que vários artigos que apareceram antes de eu assumir o cargo. E aqui está um, o impulso de diversidade da FAA inclui foco na contratação de pessoas com deficiências intelectuais e psiquiátricas graves. Isso é incrível”, comentou.
“E então diz que a FAA diz que pessoas com deficiências graves são o segmento mais sub-representado da força de trabalho, disseram ‘eles os querem, e eles os querem, eles podem ser controladores de tráfego aéreo’. Eu não acho. Isso foi em 14 de janeiro, então foi uma semana antes de eu assumir o cargo. Eles fizeram um grande esforço para colocar diversidade no programa da FAA”, acrescentou.
“Pessoas brilhantes precisam estar nessas posições [de tráfego aéreo], e suas vidas são realmente encurtadas, muito substancialmente encurtadas por causa do estresse onde você tem muitos, muitos aviões vindo em direção a um alvo, e você precisa de um talento muito especial e um gênio muito especial para conseguir fazer isso”, adicionou o presidente.
Quando repórteres pediram para que Trump esclarecesse por que ele achava que um “impulso pela diversidade” na Administração Federal de Aviação estaria associado à colisão, ele apenas afirmou que “simplesmente poderia ter sido”.
“Simplesmente poderia ter sido. Temos um alto padrão. Tivemos um padrão mais alto, muito mais alto do que qualquer outra pessoa”, pontuou.
A CNN entrou em contato com a Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo e aguarda retorno. O chefe do sindicato disse na quinta-feira que é muito cedo para especular sobre a causa da colisão.
“Mais altos padrões” para sistema de aviação
Minutos antes, ele destacou que “devemos ter apenas os mais altos padrões para aqueles que trabalham em nosso sistema de aviação”.
Em seguida, chamou padrões do governo de Barack Obama de muito medíocres.
“Você se lembra disso. Apenas a aptidão mais alta. Eles têm que ter o mais alto intelecto e pessoas psicologicamente superiores foram autorizadas a se qualificar para controladores de tráfego aéreo. Isso não era assim antes de chegar lá”, adicionou.
“Quando cheguei em 2016, fiz essa mudança muito cedo, porque sempre senti que esse era um trabalho que, e outros empregos também, mas esse era um trabalho que tinha que ser de inteligência superior, e nós realmente não tínhamos isso. E nós tínhamos. E então, quando deixei o cargo e Biden assumiu, ele os mudou de volta para mais baixos do que nunca”, acrescentou.
“A política deles era horrível”, disse o presidente, “e a política deles era ainda pior”.
Autoridades afirmam que não há sobreviventes em acidente aéreo nos EUA
As autoridades norte-americanas acreditam que não há sobreviventes da colisão entre um avião da American Airlines, que levava 64 passageiros, e um helicóptero militar, com três ocupantes. O acidente ocorreu na noite de quarta-feira (29/1) em Washington D.C., a capital do país. Até o momento, 30 corpos foram encontrados, de acordo com a Casa Branca.
No momento do acidente, a temperatura do rio era de 2,2ºC, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).
Como ocorreu o acidente
O avião da American Airlines pousava no Aeroporto Internacional Ronald Reagan, em Washington D.C., enquanto o helicóptero estava em um “voo de treinamento”, conforme informado pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth.
CNN