Empresa de ônibus dos pais da governadora Raquel Lyra (PSD) que operava de forma irregular há pelo menos três anos em Pernambuco, a Logo Caruaruense encerrou as atividades. A própria chefe do Poder Executivo estadual deu a informação na manhã desta sexta-feira (16/1).

Raquel Lyra disse a jornalistas que “a empresa entregou as suas linhas à Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI)”. “A EPTI vai trabalhar para que a gente não tenha prejuízo à população, para que o sistema continue funcionando e a gente permita à população ter o direito de ir e vir”, declarou.
A empresa decidiu fechar as portas após a informação revelada pelo Metrópoles de que os ônibus rodavam no estado com vistorias vencidas desde 2022 e sem pagar a taxa exigida para a atividade. Cabe ao governo de Pernambuco, comandando por Raquel Lyra, fiscalizar o setor.
Mesmo irregular, entre 2023 e 2025, a Logo Caruaruense recebeu R$ 105 mil em recursos públicos referentes a auxílio-transporte de servidores. Os repasses teriam sido feitos sem licitação.
A empresa é gerida pelos pais da governadora, o ex-governador João Lyra e Mércia Lyra. Raquel Lyra integrou o quadro societário da empresa até 2018.
Todos os ônibus da Logo Caruaruense têm mais de 10 anos, idade em que o veículo não pode mais operar. O Decreto nº 40.559/2014 determina que será feito o cancelamento do registro dos ônibus que ultrapassarem uma década. A idade média da frota também estaria quase três vezes acima do exigido por lei, saltando de 5 anos para cerca de 14,5 anos.
Metrópoles
