InícioBRASILMichelle levou a Moraes detalhes sobre condição de saúde de Bolsonaro

Michelle levou a Moraes detalhes sobre condição de saúde de Bolsonaro

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro relatou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), detalhes do estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro na tentativa de convencê-lo a conceder prisão domiciliar humanitária.

O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), em Brasília, horas antes de Moraes determinar a transferência de Bolsonaro para o 19º Batalhão da Polícia Militar, na área conhecida como Papudinha. A informação foi inicialmente revelada pelo portal Metrópoles e confirmada pela CNN.

Segundo apurou a CNN, Moraes não antecipou a Michelle que, naquele mesmo dia, iria retirar o ex-presidente da Superintendência da PF (Polícia Federal), onde estava preso desde 22 de novembro, para enviá-lo ao Complexo da Papuda.

Michelle decidiu pedir a conversa com Moraes porque, na avaliação dela, um relato pessoal das condições de saúde de Bolsonaro seria mais eficaz do que os laudos médicos que vêm embasando as decisões do ministro, relator da ação penal do plano de golpe. O encontro foi viabilizado pelo deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ).

Entre os detalhes compartilhados pela ex-primeira-dama, de acordo com relatos da CNN, está a crise de soluços que o ex-presidente sofre durante o sono à noite. A preocupação é que ocorra uma broncoaspiração enquanto Bolsonaro está sozinho à noite, já que carcereiros não permanecem dentro da sala.

Portanto, foi reforçada a necessidade de o ex-presidente ter uma pessoa ao lado durante a noite para virá-lo durante as crises e evitar a broncoaspiração. Em casa, é a ex-primeira-dama que se encarrega de acompanhá-lo durante o sono.

Michelle, ainda segundo relatos à CNN, teria mencionado o episódio em que Bolsonaro tentou romper a tornozeleira eletrônica, o que levou Moraes a decretar a prisão preventiva do ex-presidente no dia 22 de novembro.

A ex-primeira-dama reforçou que foi uma atitude causada por uma confusão mental provocada por um remédio prescrito por uma médica quando ela não estava em casa. Presidente do PL Mulher, Michelle tinha viajado a Fortaleza para um evento do partido.

Para aliados, a ex-primeira-dama contou que Moraes foi muito cordial durante o encontro e que ela saiu satisfeita com a conversa.

O entorno de Michelle considera que hoje a Papudinha oferece melhores condições para Bolsonaro do que a Superintendência da PF, mas que a ex-primeira-dama seguirá insistindo no pedido de prisão domiciliar.

No despacho em que ordenou a transferência de Bolsonaro, Moraes determinou que seja realizada uma nova perícia médica no prazo de dez dias antes da análise do novo pedido de prisão domiciliar humanitária.

O laudo deverá avaliar o estado clínico atual do ex-presidente, se o quadro é compatível com o cumprimento da pena em regime fechado e se há necessidade de ajustes no local de custódia.

A decisão também deixa em aberto a possibilidade de transferência para hospital penitenciário, mas condiciona essa medida ao resultado da perícia, apenas se os médicos concluírem que o ambiente prisional, mesmo com as condições ampliadas da nova Sala de Estado-Maior, não é adequado à saúde do preso.

CNN

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas