terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBrasilBrasil perde cinco posições e cai para o 9º lugar em ranking...

Brasil perde cinco posições e cai para o 9º lugar em ranking de países mais confiantes

Segundo o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do Instituto Ipsos, a confiança do brasileiro recuou em abril, em seu segundo mês de queda consecutiva. O indicador caiu 3,5 pontos em relação a março, enquanto no mês anterior a baixa foi de 1,2 pontos. Com isso, o Brasil, que ocupava a 4ª colocação no ranking de países mais confiantes, teve uma queda de cinco posições, ocupando, agora, o 9ª lugar do ranking, com 53,3 pontos.

A Ipsos monitora a confiança em 29 países por meio do ICC. E, de acordo com a entidade, a queda da confiança no País foi a segunda maior entre todos os países pesquisados, ficando atrás apenas da Índia.

“O sinal é claro: o governo federal não vive um bom momento e os reflexos já são percebidos na própria aprovação de Lula, que vem caindo a cada nova medição”, afirma o CEO da Ipsos, Marcos Calliari.

Veja abaixo o ranking de confiança entre os países analisados pela Ipsos:

Fonte: Ipsos.© Fornecido por IstoÉ Dinheiro

O mau momento do governo brasileiro não é o único fator que explica a queda do País no ranking. Para Calliari, da Ipsos, alguns dos motivos que levaram o brasileiro a perder confiança vão desde as declarações do presidente Lula (PT) sobre os conflitos internacionais nas guerras da Ucrânia contra a Rússia e os conflitos do Oriente Médio, envolvendo Israel e Palestina, até os reflexos da bolsa de valores de São Paulo, com cinco pregões negativos até o dia 16 de abril.

O dólar também vem subindo e a moeda americana acumula alta de mais de 8% sobre o real desde janeiro, que atingiu o maior valor para os últimos 13 meses em abril: R$ 5,20.

“No início do mês, os consumidores também foram diretamente impactados pelo aumento dos preços de medicamentos, que subiram em 4,5%. Estes indicadores são muito visíveis e mostram a fragilidade da economia brasileira atualmente”, complementa.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments