InícioDESTAQUEChina critica apreensão de navio pela Marinha dos Estados Unidos na costa...

China critica apreensão de navio pela Marinha dos Estados Unidos na costa da Venezuela

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou nesta segunda-feira, 22, que a apreensão de um petroleiro destinado à China, realizada pelos Estados Unidos na costa da Venezuela, representa uma grave violação do direito internacional.

O porta-voz do ministério, Lin Jian, destacou que a Venezuela tem o direito de manter relações comerciais e diplomáticas com outros países, e que a China se opõe a sanções consideradas “unilaterais e ilegais”.

Jian afirmou que a detenção de embarcações de outras nações por parte dos Estados Unidos não possui base no direito internacional e ocorre sem autorização do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele ressaltou que a China mantém uma posição consistente contra sanções que não tenham respaldo legal internacional.

O episódio ocorre em meio a tensões comerciais e políticas envolvendo os Estados Unidos, Venezuela e países aliados, incluindo a China, que busca garantir o fornecimento de petróleo e o fortalecimento de laços econômicos na região.

Fonte: Diário da Manhã

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas