terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBrasilChuva em pontos do RS bate a média prevista para cinco meses:...

Chuva em pontos do RS bate a média prevista para cinco meses: veja lista de cidades com maior acumulado

A chuva acumulada em cidades do Rio Grande do Sul entre 22 de abril e a segunda-feira (6) chegou a igualar toda a média de precipitação prevista para cinco meses.

A cidade de Fontoura Xavier, com 778 mm, e Caxias do Sul, com 694 mm, aparecem no topo da lista do levantamento do Climatempo obtido pelo g1. Os dados (veja lista abaixo) mostram que a capital do estado não foi a região mais afetada pelas chuvas extremas.

Segundo os dados do Climatempo, Porto Alegre não está nem mesmo entre na lista das 8 cidades com maior acumulado de chuva. Apesar disso, a capital gaúcha segue paralisada pelas enchentes do Guaíba, efeitos que confirma a impacto de fatores como a geografia do estado na persistência das cheias.

De modo geral, a chuva acumulada em 15 dias no Rio Grande do Sul supera os 300 mm em muitas regiões do estado. “Mas em algumas áreas como a serra, a Grande Porto Alegre, os Vales, o total acumulado neste período supera os 400 mm e na serra gaúcha, já choveu cerca de 700 mm em 15 dias”, afirma o Climatempo.

“Na região de Caxias do Sul, por exemplo, choveu aproximadamente 694 mm neste período de 15 dias. É como se a média de chuva normal para os meses de janeiro a maio, de 5 meses, tivesse caído em apenas 15 dias”, explica o Climatempo.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que a média de precipitação para em Caxias do Sul em janeiro é de 168 mm, em fevereiro de 147 mm, em março, de 121 mm, em abril de 134 mm e em maio, de 131 mm. A soma das médias destes 5 meses é igual a 701 mm.

“Em Porto Alegre, na região do Jardim Botânico, na zona norte da cidade, o Inmet registrou cerca de 368 mm de 22 de abril a 6 de maio, o equivalente a soma das médias de chuva para os meses de março, abril e de maio”, aponta o Climatempo.

Maiores acumulados de chuva no RS, segundo a Climatempo — Foto: Arte/g1
Maiores acumulados de chuva no RS, segundo a Climatempo — Foto: Arte/g1

Lista das cidades

 

Maiores acumulados de precipitação no Rio Grande do Sul, de 22 de abril até 6 de maio (valores aproximados):

  • Fontoura Xavier – 778 mm
  • Caxias do Sul – 694 mm
  • Bento Gonçalves – 675 mm
  • Soledade – 629 mm
  • São Francisco de Paula – 576 mm
  • Três Coroas – 553 mm
  • Santa Maria – 544 mm
  • Teutônia – 511 mm
  • Porto Alegre – 368 mm

G1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments