sábado, julho 20, 2024
spot_img
HomeBrasilCom problemas renais, cantor Christian morre aos 67 anos

Com problemas renais, cantor Christian morre aos 67 anos

A música romântica e sertaneja amanheceu triste após a notícia da morte do cantor Christian, que fez dupla com Ralf. Segundo nota divulgada por familiares, o cantor seguiu recomendação médica de repouso imediato, foi internado ontem (19) no Hospital do Rim de SP, e faleceu à noite. Christian tinha 60 anos de carreira — começou a cantar ainda menino e era dono de uma voz inconfundível e conhecido pela afinação.

“Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou. Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão. Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos”, diz a nota.Nota de falecimento de Chrystian — Foto: Reprodução/Instagram

Quem foi Chrystian

Chrystian — Foto: Reprodução Instagram

Chrystian — Foto: Reprodução Instagram

Nascido em Goiânia e registrado como José Pereira da Silva Neto, Chrystian mudou-se para São Paulo quando tinha nove anos junto com Ralf e o pai deles, Mário Silva. O objetivo era investir na carreira artística das crianças, que mostravam dom para a música, especialmente Chrystian que aos seis anos chegou a apresentar o extinto programa “Pinguinho de Gente”, no estado natal, seguindo sugestão de Magda Santos que dirigia a TV Anhanguera, após o pequeno participar do semanal comandado por ela “O Mundo é das Crianças”.

“Na zona cerealista, no bairro do Brás, quando vai descarregando o caminhão, o responsável pela carga fura um de cada dez sacos para tirar uma amostra para verem a qualidade do produto e os grãos vão caindo na calçada. Nós varríamos aquilo, levávamos para casa, minha mãe limpava e nós comemos assim por muito tempo”, recordou Chrystian na atração exibido em julho de 2006.

Chrystian e Ralf e o sertanejo

A virada para o sertanejo começou no início dos anos 1980. Ainda muito jovens, os irmãos escolheram formar a dupla “Chrystian e Ralf” e lançaram o primeiro disco em 1983, com regravações. “Quebradas da Noite” tinha 12 faixas e foi sucesso de vendas, alcançando o disco de ouro.

Chrystian e Ralf — Foto: Acervo/TV Globo

Os homens da família seguiram rumo à capital paulista em um caminhão de bateria em uma viagem que durou três dias. A mãe deles, Eunice Silva, viria só três meses depois, quando já estavam minimamente estabelecidos, mas ainda assim com uma vida difícil e bastante humilde, como ele contou em entrevista ao extinto Programa do Jô (2000-2016).

Ao longo de quase 40 anos de carreira ao lado de Ralf, eles tiveram um breve rompimento no fim dos anos 1990, que durou cerca de dois anos. A parceria musical inclui sucessos como “Nova York”, “Chora Peito” e “Minha Gioconda” (Mia Gioconda), que integrou a trilha sonora de O Rei do Gado (1996-1997). Em 2021, o goiano anunciou que seguiria cinco anos em carreira solo e assim o fez, até o fim.

O sertanejo relembrou ainda quando gravou, já na adolescência, o sucesso “Don’t Say Goodbye”, aos 14 anos, inteiramente em inglês, sem saber uma palavra do idioma. A canção foi tema de Tarcísio Meira (1935-2021), na novela Cavalo de Aço (1973).

“Não sabia nem falar ‘bom dia’. Ia um irlandês para o estúdio e me explicava o que estava cantando, para poder interpretar a música”, revelou acrescentando que o nome artístico surgiu ao lançar a canção, pois fazia mais sentido um nome estrangeiro cantando uma música em inglês.

Saúde delicada

Christian foi diagnosticado com rim policístico (alterações genéticas que fazem os rins produzirem tecido errado, resultando em cistos) e foi internado em fevereiro deste ano, iniciando preparação para um transplante. A doadora seria a esposa, Key Vieira. O problema é que ele também apresentou problema cardíaco, passou por cateterismo e tomava medicamento para afinar o sangue; em caso de cirurgia, corria risco de hemorragia, o que fez adiar o transplante para outubro.

Morre Chrystian: Key Vieira era fã e se casou com o cantor em 15 dias
Foto: Reprodução Instagram

Um casamento relâmpago e sólido, com dois filhos crescidos e muitas histórias para contar. Assim foi o relacionamento de 29 anos de Key Vieira e Chrystian.

A influenciadora, de 54 anos, foi casada com o cantor por 29 anos e se preparava para doar um rim para o marido. A cirurgia aconteceria até o fim de 2024, mas infelizmente não houve tempo.Chrystian e sua mulher Key Vieira

Tietagem nos bastidores

“Ele foi fazer um show na minha cidade, Cacilândia, e fez o show, quando ele entrou no show, eu já tinha visto Christian, mas eu nunca tinha sentido aquilo. Aí, quando ele entrou no palco, eu fiquei passada nele, parada nele”, relembra.

Chrystian e sua mulher Key Vieira
Foto: Reprodução Instagram
A atração foi muito forte e, logo no primeiro encontro, eles entenderam que algo maior começava a despertar e ela usou : “Quando terminou o show, que ele despediu e tava indo embora. […] E aí, eu fui atrás dele. Cheguei lá no hotel, cheio de gente na entrada, muita gente. […] Eu falei, ah, eu tenho um recado de um amigo de infância do Christian, né?”.

O velório ocorre desde às 11h em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e reúne familiares, amigos e fãs. “É muito triste, é inexplicável. A gente fica muito sentido”, disse Ralf, um dos primeiros a chegar.

O cantor deixa dois filhos, fruto de seu casamento com a influencer Key Vieira, com quem estava há 29 anos. Na década de 80, ele foi casado com a cantora Gretchen.

Fonte: GShow/O Fuxico

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios