terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBrasilConselho da Petrobras propõe pagamento de 50% dos dividendos extraordinários

Conselho da Petrobras propõe pagamento de 50% dos dividendos extraordinários

O conselho da Petrobras definiu neste sexta-feira, 19, pelo pagamento de 50% dos dividendos extraordinários que haviam sido integralmente retidos. 

A proposta irá para deliberação na Assembleia Geral Extraordinária, agendada para 25 de abril, mesmo dia da Assembleia Geral Ordinária. A distribuição dos proventos da Petrobras centralizou debates recentes e motivou oscilações significativas no preço da ação — que acumula valorização de 11% em um mês.

De acordo com o comunicado da estatal, a distribuição não comprometeria a estabilidade financeira da companhia ao se considerar cenários dinâmicos, como a evolução do Brent, do câmbio e outros fatores.

O pagamento de metade dos proventos, estimados em R$ 43,9 bilhões, foi proposto pela diretoria da empresa, com base em dados técnicos. Essa era uma bandeira de Jean Paul Prates, CEO da companhia, cuja a permanência no cargo é alvo de especulações.

Representantes do Ministério de Minas e Energia, comandado por Alexandre Silveira, defendiam a retenção de 100% dos dividendos. Se aprovada a proposta da distribuição de 50%, cerca de R$ 6 bilhões chegarão como reforço ao caixa da União, principal acionista da companhia.

No comunicado publicado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras propõe que eventual distribuição dos 50% remanescentes, a título de dividendos intermediários, será avaliada pelo conselho de administração ao longo do ano.

Exame

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments