domingo, julho 21, 2024
spot_img
HomeDestaqueEm viagem a Pequim, Gleisi elogia ‘democracia efetiva’ da China

Em viagem a Pequim, Gleisi elogia ‘democracia efetiva’ da China

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), elogiou na quinta-feira (11) o modelo de desenvolvimento da China, que classificou como “democracia efetiva”, segundo o jornal “O Globo”.

A parlamentar liderou uma comitiva de integrantes do PT em uma viagem de intercâmbio a Pequim, onde participou de três dias de seminários promovidos pelo Partido Comunista Chinês.

Segundo o jornal, a deputada afirmou que o Ocidente tem que parar de dar lição de democracia e elogiou o sistema chinês.

“O que eu vejo aqui, inclusive na organização do partido e da sociedade, é uma democracia e uma participação nos extratos mais baixos da sociedade aos mais altos no desenvolvimento do país. Quisera tivéssemos isso nos países em que o capitalismo é o coordenador da economia”, disse Gleisi em entrevista na embaixada do Brasil em Pequim.

O sistema de partido único e as restrições às liberdades no país são alvos frequentes de críticas da comunidade internacional ao país.

De acordo com a reportagem, questionada sobre a desaprovação dos brasileiros sobre essa proximidade do PT de governos autoritários, como o da China, Gleisi disse que “há muita desinformação e preconceito do Ocidente”.

“Narciso acha feio o que não é espelho’, como diz a música [“Sampa”, de Caetano Veloso]. Como não conhecem, não consideram todo o processo cultural como está sendo construído. Muitas vezes os países adotam sistemas que podem parecer ruins aos olhos de outros para se defender, para poder cuidar de seu povo, já que não encontram solidariedade”, afirmou a presidente do PT.

G1

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios