terça-feira, abril 23, 2024
spot_img
HomeDestaqueGmail será encerrado pelo Google? Entenda mudança no serviço

Gmail será encerrado pelo Google? Entenda mudança no serviço

Uma suposta mensagem do Google comunicando o fim do Gmail circulou nesta quinta-feira (22) em redes sociais. Especialmente no X, o antigo Twitter, posts apontavam para um comunicado da empresa alertando sobre o fim do serviço.

A publicação sugere que o Gmail vai acabar em 1º de agosto de 2024 e, depois dessa data, você vai deixar de receber, enviar ou até armazenar mensagens. O texto informa que a companhia teria tomado a decisão devido ao “cenário digital em evolução” e no desenvolvimento de “novas tecnologias e plataformas” de comunicação.

Uma das postagens falsas que viralizou, já desmentidas com a Nota da Comunidade.
Uma das postagens falsas que viralizou, já desmentidas com a Nota da Comunidade. Fonte:  Reprodução/X 

Ele usa até mesmo a palavra “sunsetting” para se referir ao suposto fim. Esse é um termo que significa literalmente “pôr-do-sol” em inglês e, no meio corporativo, é usado para sinalizar o encerramento gradual de um serviço.

Porém, você não precisa entrar em pânico ou sair em um busca de outra “@” para cadastros e contatos. Essa captura de tela sobre o fim do Gmail é completamente falsa e não há qualquer confirmação de que o serviço deixará de existir.

Até mesmo a conta oficial do serviço no X publicou uma mensagem de que “o Gmail está aqui para ficar”, encerrando de vez qualquer especulação em torno do possível fim.

As publicações com o recado foram sinalizadas como falsas a partir de recursos como as Notas da Comunidade. Ainda assim, ao fazer uma busca pelo termo “Gmail” na rede social, é possível notar que ainda são muitos os usuários em dúvida sobre o futuro do serviço.

Gmail está em fase de transformação

O Gmail não está prestes a acabar em especial por dois motivos. O primeiro deles é a atual importância que o serviço tem para a Google como um todo: mais do que apenas uma forma de acessar emails, ele é hoje um dos principais meios de acesso e autenticação para outras plataformas da empresa, incluindo o ecossistema Android.

Além disso, de acordo com estimativas de 2022, o serviço conta com 1,8 bilhão de usuários — o que significa que ele é altamente popular e também rentável, em especial pela exibição de mensagens publicitárias personalizadas.

Em vez de acabar, o Gmail está mudando aos poucos. No ano passado, a Google confirmou que iria começar a descontinuar a visualização em HTML básico do Gmail para navegadores. Isso significa que a versão simplificada e limitada do site não deve mais abrir, substituída pelo serviço convencional.

O recado da Google sobre o fim do HTML básico, que perde suporte neste mês.O recado da Google sobre o fim do HTML básico, que perde suporte neste mês. Fonte:  Google 

Além disso, o cliente de emails tem recebido adições de inteligência artificial com recursos do Gemini, a plataforma da empresa.

Google tem costume de matar serviço

Apesar dessa mensagem ser falsa, não é tão difícil acreditar que a Google vai encerrar um serviço em definitivo. A companhia é famosa por iniciar e descontinuar projetos em larga escala, incluindo nomes recentes como Stadia e Google Pay.

TecMundo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments