A prova de vida consiste em um mecanismo anual obrigatório no qual parcela dos brasileiros precisa comprovar que está apta a continuar recebendo seus respectivos auxílios junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conforme a legislação brasileira, todos os aposentados, pensionistas e demais beneficiários da entidade precisam atualizar os dados.
Algumas mudanças causaram dúvidas nos brasileiros, tendo em vista que o INSS ficou responsável por comprovar se o beneficiário está vivo. De modo geral, a falta de atualização de dados ou no cruzamento de informações pode causar grandes dores de cabeça. Sobretudo, a prova é obrigatória, servindo não apenas para dar sequência aos auxílios, como também para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Com o objetivo de potencializar a comodidade dos beneficiários, evitando a superlotação das instituições, é possível realizar a prova sem sair de casa. Para isso, será possível munir conta no aplicativo SOUGOV.BR. Em contrapartida, para aquelas pessoas que permanecem priorizando resolver burocracias in loco, a confirmação pode ser feita em bancos ou órgãos responsáveis pelo pagamento do benefício.
Para aqueles que residem no exterior, a prova deve ser feita em embaixadas ou consulados brasileiros, ou enviando o documento apostilado conforme as regras definidas pelo INSS. Portanto, caso o beneficiário não se atente aos prazos ou não cumpra as exigências, a entidade pode bloquear o pagamento até que a atualização dos dados seja executada.
Como evitar problemas maiores?
Para validar a continuidade do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social em função dos aposentados e pensionistas, é preciso acessar o aplicativo SOUGOV.BR e ir até a opção “Autoatendimento”. Em seguida, toque em “Prova de Vida”. Se a situação estiver regular, você verá essa informação logo no início. Nesse momento, é importante apertar a opção “Atualizar”.
Por outro lado, se estiver pendente ou em atraso, faz-se necessário acessar a função “Realizar a Prova de Vida”. É indicada a leitura com atenção das orientações para o reconhecimento facial e tocar em “Fazer reconhecimento facial”. Posteriormente, quando o rosto estiver bem posicionado, toque na bolinha branca (botão de foto) para tirar a imagem.
Por fim, o aplicativo mostrará a mensagem “Reconhecimento facial realizado com sucesso” e, para confirmar se sua prova de vida foi registrada corretamente, toque em “Consultar Situação”. Caso não seja possível reconhecer o registro em um primeiro momento, repita o procedimento.
Agência Brasil
