sexta-feira, junho 14, 2024
spot_img
HomeBrasilLira espera acordo antes de pautar “taxa da blusinha”

Lira espera acordo antes de pautar “taxa da blusinha”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), resiste em pautar o fim da isenção de tributos federais para compras em sites estrangeiros de até 50 dólares enquanto não houver um acordo com o governo. No entanto, segundo fontes do Palácio do Planalto, este consenso ainda não existe.

Ainda neste domingo (27), o relator do texto, deputado Átila Lira (PP-PI), disse à CNN que gostaria de levar a matéria à votação mesmo sem acordo. Mas, o fato é que quem decide o que entra ou não na pauta é Lira.

O presidente da Câmara tem duas motivações para só deliberar sob acordo. Ele não quer correr o risco de perder no voto. E, se ganhar, não quer correr o risco de ter a proposta vetada por Lula e bancar sozinho um desgaste que acabará sendo inócuo.

Quem defende taxar compra em sites estrangeiros de até US$ 50 argumenta que a medida pode proteger a indústria nacional, sobre a qual incide pesada carga tributária e custos com legislação trabalhista. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está deste lado, de olho no aumento de arrecadação.

Grande parte do governo, incluindo o próprio presidente Lula, entretanto, está de olho na opinião pública e não quer voltar com a cobrança para evitar desgastes, especialmente antes das eleições municipais.

CNN

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments