InícioBRASILPF considera foragido criador da urna eletrônica após ordem de prisão de...

PF considera foragido criador da urna eletrônica após ordem de prisão de Moraes

A Polícia Federal considera foragido Carlos César Moretzsohn Rocha, conhecido como um dos criadores da urna eletrônica e presidente do Instituto Voto Legal. A corporação não conseguiu cumprir o mandado de prisão domiciliar determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, porque Rocha não foi localizado no endereço informado às autoridades.

Segundo a PF, além de não ser encontrado no local indicado, Rocha não apresentou um novo endereço de residência, o que motivou sua inclusão na condição de foragido. A defesa sustenta que ele não reside mais no endereço visitado pelos agentes.Contratado por partido de Bolsonaro para questionar eleição diz ao STF que  nunca mencionou 'fraude' - Estadão

Rocha foi condenado a 7 anos e 6 meses de prisão por elaborar o relatório técnico encomendado pelo Partido Liberal que questionava o resultado das eleições presidenciais de 2022. Para o STF, o documento não possuía base técnica suficiente para sustentar as conclusões apresentadas.

A ordem de prisão faz parte de um conjunto de medidas adotadas por Alexandre de Moraes após a fuga do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques. Em razão desse episódio, o ministro determinou a conversão de medidas cautelares em prisão domiciliar para outros investigados e condenados, sob o argumento de risco de fuga.

O advogado constitucionalista André Marsiglia criticou a decisão e afirmou que o ministro estaria utilizando uma “fórmula medieval” ao punir pessoas por atos atribuídos a terceiros. Ele citou como exemplos outros casos recentes envolvendo familiares de figuras públicas, como a esposa de Alexandre Ramagem, a mãe da ex-deputada Carla Zambelli e a filha do jornalista Oswaldo Eustáquio.

Caso Carlos César Moretzsohn Rocha não se apresente às autoridades, a prisão domiciliar determinada pelo STF poderá ser convertida em prisão preventiva.

Folha do Estado 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas