domingo, julho 14, 2024
spot_img
HomeCidadesPIB de Goiás cresce 4,4% e supera a média nacional em 2023

PIB de Goiás cresce 4,4% e supera a média nacional em 2023

Com taxa de crescimento de 4,4%, o Estado de Goiás ultrapassou a média nacional no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas, em 2023. Ao todo, o Estado somou R$ 336,7 bilhões no período. Os três setores que apresentaram desempenho positivo, com reflexo direto na geração de emprego e renda, foram indústria, agropecuária e serviços. O avanço ficou acima do índice registrado no Brasil, que foi de 2,9% para o mesmo período, de acordo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados foram apresentados pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), na manhã desta quarta-feira (27/3), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Conforme ressaltou o chefe do Executivo goiano, a expectativa é que Goiás passe a assumir os parâmetros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em relação à evolução do PIB nominal, Goiás apresentou a maior participação nacional, com 337 bilhões. Os dados são do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), e fazem referência aos anos de 2010 a 2023, passando de um índice de 2,7% para 3,10%.

“A partir disso, vamos buscar uma meta maior para cada vez mais oferecer uma condição diferenciada ao Estado, e um ponto que sempre me desafiou é em relação ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), onde a educação no Brasil constantemente está nos últimos lugares”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, ao destacar, ainda, a parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para a profissionalização de jovens no mercado de trabalho.

Governo de Goiás antecipa pagamento de servidores públicos estaduais

O Governo de Goiás quitou nesta quarta-feira (27/3) os salários de março dos mais de 166 mil servidores públicos estaduais, ativos, inativos e pensionistas. O valor total liberado foi de R$ 1,64 bilhão.

“Antecipamos para o dia 27 visando as celebrações de Páscoa. As pessoas vão viajar e consumir produtos e serviços, então os recursos vão ajudar a impulsionar o turismo, o comércio e a economia de Goiás como um todo”, disse o governador Ronaldo Caiado.

A Redação

 

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios