sexta-feira, fevereiro 23, 2024
spot_img
HomeCidadesPrefeito Rogério assina cessão de área à Saneago para ampliação da rede...

Prefeito Rogério assina cessão de área à Saneago para ampliação da rede de esgoto da Região Noroeste

Obra da Estação Elevatória de Esgoto Sanitário Recanto do Bosque, no valor de R$ 35 milhões, vai proporcionar implantação de 15 mil novas ligações, com alcance de cerca de 50 mil pessoas

O prefeito Rogério assinou, na manhã desta quinta-feira (14/12), termo de cessão de uso de imóvel público à Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago). O município, sob assistência da Procuradoria-Geral do Município (PGM), cede parte da Área Pública Municipal (APM 27), com superfície de 225 metros quadrados, localizada na Alameda Meia Ponte, para obra da Estação Elevatória de Esgoto Sanitário (EEE) Recanto do Bosque.

A assinatura do termo se dá em conformidade com a Lei nº 10.888, sancionada pelo prefeito Rogério em janeiro deste ano, que autorizou a desafetação e cessão de uso da área pública para instalação da EEE Recanto do Bosque. A obra, no valor de R$ 35 milhões, vai proporcionar a implantação de 15 mil novas ligações, com alcance de cerca de 50 mil pessoas.

“Goiânia é uma cidade que desenvolveu muito e o Poder Público precisa acompanhar esse desenvolvimento e crescimento da cidade. Nossa parceria com a Saneago é para que possamos dar pleno acesso aos moradores. Falta muito pouco para que o saneamento e a água cheguem totalmente à população da cidade de Goiânia”, destaca o prefeito, ao mencionar a importância do acordo com a Saneago, orientado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, para a universalização dos sistemas na Capital.

“Nós temos uma parceria extremamente positiva aqui com a Prefeitura de Goiânia para cuidar da água e do esgoto da cidade. Há muitas obras em execução na Capital e, hoje, a Prefeitura cede o uso de uma área na Região Noroeste, região onde nós estamos expandindo as redes de esgoto, que ainda tem áreas lá que não são atendidas. O intuito é atender a população, por isso estamos juntos, Prefeitura, Estado, Saneago, levando benefícios a todos”, destaca o diretor-presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski.

A parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a Saneago se estabelece por meio do Contrato de Programa para prestação dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário no município. A regulação, controle e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestados no município são realizados pela Agência de Regulação de Goiânia (AR).

O presidente da AR, Hudson Novaes, explica como a parceria para a obra da EEE Recanto do Bosque beneficia a Saneago com redução de custos. “A partir da cessão de uma área, o custo da Saneago diminui. O prefeito Rogério auxilia para que a tarifa fique mais baixa, o que reflete em um progresso para o município, e, em contrapartida, a AR fiscaliza e não deixa que isso seja um ganho financeiro à Saneago”, pontua.

“Conforme já há estudos que demonstram, o sistema de saneamento básico está praticamente universalizado em Goiânia. No entanto, para a continuidade da execução desse projeto e acompanhar o crescimento da população, essas parcerias são ainda necessárias, os termos de cessão de uso, para que possa continuar tendo a expansão e dando segurança hídrica para as pessoas”, afirma o procurador-geral do Município, José Carlos Issy.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments