quinta-feira, julho 25, 2024
spot_img
HomeCidadesPrefeitura de Goiânia amplia e qualifica serviços do Hospital Municipal da Mulher...

Prefeitura de Goiânia amplia e qualifica serviços do Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anuncia a reestruturação do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara, com a denominação de Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC), agora dedicado exclusivamente ao atendimento de especialidades femininas, ampliando e qualificando os serviços voltados à saúde da mulher.

As mudanças serão anunciadas no dia 1º de julho, às 10h, pelo prefeito Rogério, em coletiva de imprensa na unidade, localizada no bairro Vera Cruz, com a presença da ministra da saúde Nísia Trindade.

Segundo o secretário municipal de saúde de Goiânia, Wilson Pollara, a gestão do HMMCC, realizada por convênio tripartite entre SMS, Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), e a própria UFG desde sua inauguração, em abril de 2020, focará em manter altos padrões de qualidade e segurança, com metas rigorosas para taxas de infecção, tempo de permanência na UTI neonatal e índices de cesáreas e partos normais.

“Essas metas são essenciais para garantir a excelência no atendimento e a satisfação dos pacientes, e o maior compromisso do prefeito Rogério é ampliar os serviços mantendo a qualidade e o atendimento humanizado que já é oferecido na unidade”, disse Pollara.

A diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Maria de Sousa, reforça os resultados que o HMMCC obteve nos últimos quatro anos de funcionamento: “Cada nova demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, para modificar ou ampliar leitos e iniciar novos serviços, é recebida com entusiasmo, e dessa vez não foi diferente. O secretário Pollara nos fez o desafio de ampliar os serviços e ir além, agora que somos Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara, com maior oferta de serviços e maior capacidade de atendimentos”. A unidade soma mais de 54 mil atendimentos, 6,9 mil partos e 630 mil exames realizados.

Estrutura
Hoje o HMMCC tem uma infraestrutura moderna e especializada, assegurando um ambiente adequado para o atendimento integral à saúde da mulher. São sete consultórios para especialidades médicas e um consultório pediátrico exclusivo para egressos das Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal (Utin) e Unidades de Cuidados Intensivo Neonatal (Ucin), sala de acolhimento e triagem, sala de curativos e vacinas, posto de coleta de leite humano e sala para Teste do Pezinho e Teste da Orelhinha.

O centro cirúrgico da unidade de saúde municipal conta com três salas de cirurgia e, com a mudança, a capacidade será ampliada para cinco salas, permitindo a realização de urgências obstétricas, partos cesarianos e cirurgias eletivas. O HMMCC dispõe de 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adultos e dez leitos de UTI Neonatal. Na ala da maternidade, o HMMCC conta com um centro de parto normal que passará de seis para 12 leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), dobrando a capacidade para garantir um atendimento digno e seguro às gestantes.

Para a mudança, foi realizado um investimento de R$ 5.185.043,00 na compra de equipamentos, mobiliário e reformas para as adequações necessárias.

Exames
Pollara destaca que o hospital passará a ofertar procedimentos e exames específicos para a saúde da mulher, como: ecocardiograma e eletrocardiograma, mamografia, colposcopia [avaliação do trato genital feminino], densitometria óssea, histeroscopia, além da manutenção de serviços que são oferecidos na unidade como inserção de dispositivo intrauterino (DIU), core-biopsy (exame de mama), tomografia, ultrassonografia neonatal e mamária.

O gestor anunciou também a aquisição de novos equipamentos para realização de atendimentos cirúrgicos. Houve investimo em no novo sistema para realização de vídeolaparoscopia e um aparelho de anestesia. O hospital passa a ofertar, também, todos os exames de risco cirúrgico das pacientes que passarão por cirurgias eletivas na unidade: ginecologia geral, mastologia, angiologia (varizes e safena) e colecistectomia (remoção da vesícula biliar). “Esta reestruturação reflete o compromisso da Prefeitura de Goiânia em proporcionar um atendimento de alta qualidade e especializado à saúde das mulheres, reafirmando a importância de cuidados específicos e humanizados para este público”, ressalta Pollara.

Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia anuncia mudança de perfil de atendimento do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara
Data: Segunda-feira (1°/7)
Horário: 10h
Local: Avenida Senador Canedo com Avenida Gercina Borges Teixeira, Lote 412 – Conjunto. Vera Cruz

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios