quinta-feira, fevereiro 29, 2024
spot_img
HomeCidadesPrefeitura de Goiânia amplia rede de ensino e cria mais de 4...

Prefeitura de Goiânia amplia rede de ensino e cria mais de 4 mil vagas na Educação Infantil

Dados são referentes aos três primeiros anos da gestão do prefeito Rogério. Em 2023, rede de ensino da Capital atendeu 113 mil estudantes. Neste ano, município oferta 126 mil vagas. Pré-matrícula para as escolas teve início nesta segunda-feira (8/1). Para os Cmeis, processo terá início na quinta-feira (11/1)

A Prefeitura de Goiânia ampliou, nesta gestão, a rede municipal de ensino e criou mais de 4 mil vagas para crianças na Educação Infantil. O aumento, que representa 200 novas salas de aula, é resultado da inauguração de novas unidades de ensino, ampliação dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) já existentes e formalização de contratos para o aumento de vagas em instituições conveniadas à Secretaria Municipal de Educação (SME).

A política de ampliação de vagas adotada pela atual administração, segundo o prefeito Rogério, cumpre o Plano Nacional de Educação (PNE) e visa garantir o atendimento das crianças em ambientes adequados e acolhedores enquanto os pais e responsáveis trabalham.

“Goiânia está avançando na oferta de vagas em creches. Inauguramos nove unidades e estamos trabalhando na conclusão das obras que encontramos paralisadas. Além disso, enviamos recursos extras para a reforma das unidades, ampliamos o número de salas e convocamos novos concursados. Tudo para garantir o melhor atendimento nas unidades de ensino”, detalha o prefeito Rogério.

Além do aumento do número de vagas na Educação, o município registrou também a ampliação de vagas no Ensino Fundamental. Com isso, a rede está preparada para atender, neste ano, 126 mil crianças e estudantes. No ano anterior, 113 mil estudantes foram atendidos nas escolas e Cmeis da cidade.

“O aumento é significativo de um ano para outro e vamos continuar ampliando a oferta de vagas ainda neste semestre. A previsão é inaugurar os Cmeis Santa Helena e Bairro Floresta, que estavam com as obras paralisadas há anos, nos próximos meses”, explica Rodrigo Caldas, secretário municipal de Educação de Goiânia.

Para garantir atendimento de qualidade aos novos estudantes, a gestão do prefeito Rogério investiu também na convocação de 465 profissionais aprovados no último concurso, garantiu o pagamento da data-base e promoveu melhorias no processo de ensino-aprendizagem pós-pandemia.

Chefe de gabinete da SME, Débora Quixabeira afirma que todas as medidas para ampliar o número de vagas e os projetos pedagógicos em andamento visam garantir atendimento de qualidade às famílias. “A atual administração não avançou apenas em números, mas também em qualidade. Temos profissionais qualificados para fazer o atendimento das crianças e logo vamos entregar novas unidades”, pontua.

Matrículas
As matrículas para as escolas (Ensino Fundamental e pré-escola) foram abertas nesta segunda-feira (8/1), através do site ematricula.goiania.go.gov.br. Nesta fase, estão disponíveis também as matrículas para estudantes na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja).

Para os Cmeis e Centros de Educação Infantil (CEIs), o processo de pré-matrícula terá início na quinta-feira (11/1), a partir das 12 horas. Para simplificar essa fase, é importante que os pais e responsáveis realizem o pré-cadastro das crianças no sistema da SME Goiânia.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments