quinta-feira, fevereiro 29, 2024
spot_img
HomeBrasilPrefeitura de Goiânia começa emissão do IPTU e ITU de 2024

Prefeitura de Goiânia começa emissão do IPTU e ITU de 2024

Segundo a gestão, tributos não serão reajustados até o ano de 2025, e passarão apenas por correção inflacionária

A Prefeitura de Goiânia está concluindo a impressão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício do ano de 2024. Os contribuintes devem receber os documentos emitidos pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) a partir da segunda quinzena do mês de janeiro. Em relação ao Imposto Territorial Urbano (ITU), as guias de pagamento devem ser emitidas através do site www.goiania.go.gov.br.

Conforme o cronograma elaborado pelo município, o contribuinte poderá realizar o pagamento à vista, com desconto de 10%, no dia 20 de fevereiro de 2024. A data também é o limite para aderir ao parcelamento, que poderá ser feito em até 11 vezes, com a última parcela para o dia 20 de dezembro de 2024. Vale lembrar que os imóveis com valor venal de até R$ 157 mil são isentos do pagamento do imposto, se enquadrando no programa IPTU Social.

Em 2023, segundo o prefeito Rogério Cruz, o projeto beneficiou cerca de 70 mil famílias. “Trabalhamos e conseguimos isentar todas essas famílias do pagamento do IPTU. Todas elas recebem a notificação dos Correios, informando que não precisam se preocupar em quitar o imposto. Esse benefício leva dignidade para muitos cidadãos”, pontua o gestor.

Com a atualização do Código Tributário do Município de Goiânia, o IPTU do goianiense passou a ser corrigido somente pela inflação. O contribuinte continua tendo a facilidade de optar pelo pagamento realizado por PIX, cartão de crédito ou débito.

De acordo com o secretário municipal de Finanças da capital, Vinícius Henrique Alves, a previsão é de que todos os carnês sejam entregues até o dia 15 de fevereiro. “Já acertamos com os Correios essa data limite para a entrega dos boletos, justamente para o contribuinte se organizar em relação ao pagamento do imposto. Mas, se por algum motivo o carnê não chegar, a solicitação de uma segunda via pode ser feita em uma agência do Atende Fácil ou em nosso site”, comenta.

Confira o calendário de pagamento do IPTU 2024:

  • 1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de fevereiro
  • 2ª parcela: vencimento em 20 de março
  • 3ª parcela: vencimento em 22 de abril
  • 4ª parcela: vencimento em 20 de maio
  • 5ª parcela: vencimento em 20 de junho
  • 6ª parcela: vencimento em 22 de julho
  • 7ª parcela: vencimento em 20 de agosto
  • 8ª parcela: vencimento em 20 de setembro
  • 9ª parcela: vencimento em 21 de outubro
  • 10ª parcela: vencimento em 20 de novembro
  • 11ª parcela: vencimento em 20 de dezembro

JORNAL OPÇÃO

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments