terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBrasilPrefeitura de Goiânia entrega revitalização do Cais Vila Nova com enfermaria pediátrica...

Prefeitura de Goiânia entrega revitalização do Cais Vila Nova com enfermaria pediátrica e UTI

O prefeito Rogério inaugurou nesta quinta-feira (9/5) a revitalização do Cais Deputado João Natal, no Setor Vila Nova, que ganhou enfermaria pediátrica com cama e quatro berços, e ampliação da sala de reanimação.

O Cais, fundado há 15 anos, só agora passou por revitalização completa. Dentre os outros serviços realizados estão instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os ambientes, troca de cadeiras e longarinas na recepção, impermeabilização de toda a laje, recuperação do telhado, revisão nas redes elétrica e hidráulica, troca de portas, pintura geral, instalação de bancadas e cortinas na sala de estabilização e instalação de gases medicinais.

A prefeitura, na atual gestão, já revitalizou 65 unidades de saúde e há nove obras em andamento. Esta semana terá início a revitalização do Ciams Novo Horizonte e outras unidades passarão por melhorias. “Estamos fazendo algo que nenhum gestor fez antes, boa parte das unidades estava com problemas estruturais há anos e estamos resolvendo tudo”, afirma o prefeito.

Ao discursar no evento, Rogério disse que se tratava da 35ª reforma na rede de saúde do município. “Uma unidade como essa aqui do Setor Vila Nova não passa por melhorias há mais de 15 anos. Nem sequer pintura. É gratificante fazer algo pela sociedade, dar qualidade de vida e dignidade aos servidores e aos pacientes”, ressaltou. “Faço aqui um compromisso de manter esta lealdade à cidade de Goiânia, por tudo aquilo que temos feito nos quatro cantos da capital. Falo de obras, revitalização asfáltica, reforma de unidades de saúde, revitalização de unidades escolares, galerias pluviais”, relacionou.

Rogério lembrou que Goiânia não tinha um plano diretor de drenagem urbana, e que, com o crescimento da cidade, dos anos de 1970 para cá, o poder público não teve força para acompanhar o desenvolvimento da cidade. O plano está em estágio de elaboração pela Universidade Federal de Goiás. “Diante do grande volume de chuva, nós tivemos o cuidado de intervir em mais de 80 pontos de alagamento, de um total de 99, o que evitou novos alagamento nesses pontos”, afirmou, esclarecendo que a gestão continuará trabalhando para minimizar o problema para evitar transtornos.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, agradeceu ao prefeito pela entrega de uma obra importante para a população, em nome dos servidores da pasta, presentes no evento. Da ampliação da unidade, ele destacou os leitos de pediatria, que são importantes diante do surgimento de infecções respiratórios por conta do clima, assim como a sala vermelha que tem todos os aparatos de UTI, que agora podem acolher pacientes em estado de saúde mais grave. “Com isso, não haverá mais pressa em transferir pacientes, porque eles estarão bem cuidados na UTI. Nós temos de divulgar essa conquista”, afirmou.

Pollara destacou, em seu discurso, que a secretaria fez uma pesquisa sobre as principais dificuldades nas unidades de saúde do município e a resposta, em sua maioria, é de que há demora no atendimento. “Ninguém está preocupado com o resultado que estamos tendo. Estamos operando e cuidando de muitas pessoas, que fazem os exames na hora. Não temos mais filas para cirurgias, nem para exames de imagem e de laboratório. Isso mudou em poucos meses. A saúde de Goiânia é uma das melhores do Brasil. Nós temos que mudar essa imagem”, pontuou.

Conquistas na atual gestão
Coordenador do Cais, Willian Serone destacou a determinação do prefeito e do secretário Wilson Pollara, em reformar a unidade, depois de 15 anos sem nenhuma intervenção em sua estrutura física. “Hoje temos uma sala vermelha nos moldes de uma UTI, sala de pediatria e de ortopedia, que atende pacientes de Goiânia. Por isso, meus agradecimentos. Estamos aqui para atender a todos, em nome dos servidores”, afirmou Serone.

Autor da emenda impositiva que destinou recursos para a reforma do Cais, o vereador Anselmo Pereira falou em discurso sobre o que ele classifica de “peregrinação do prefeito e da primeira-dama Thelma Cruz” pelo município de Goiânia. “As pessoas precisam entender que há administradores para ter contato físico e humano com as pessoas. Os dois já deram essa demonstração em todos os momentos, inclusive durante a pandemia, que foi um dos momentos mais críticos que nós vivemos no município”, disse.

Para ele, a prefeitura tem como propósito servir as pessoas, com a humanização dos serviços ofertados à população. Anselmo também destacou o trabalho do secretário Pollara, pela dedicação e inovações na pasta.

Para a dona de casa Rosa Freitas, que mora nas proximidades do Cais, a reforma tem sido elogiada pelos pacientes que buscam atendimento na unidade de saúde.

Fotos: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments