terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBrasilProfessores da UFG decidem iniciar greve no dia 7 de maio

Professores da UFG decidem iniciar greve no dia 7 de maio

A greve dos professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) começa na próxima terça-feira (7/5), conforme foi anunciado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), que protocolou nesta quinta (2/5) o ofício que comunica à reitoria da instituição sobre a paralisação da categoria.

A greve foi aprovada pelos professores por meio de plebiscito virtual realizado entre os dias 25 e 30 de abril, conforme deliberado em Assembleia Extraordinária. No total, 657 docentes (49,62%) votaram a favor da greve, enquanto 652 (49,24%) foram contrários. Foram registradas, ainda, 15 abstenções.

No ofício encaminhado à UFG, o Adufg-Sindicato reiterou o descontentamento da categoria com a posição do governo federal e com a falta de avanço nas negociações envolvendo as demandas dos profissionais. A categoria pleiteia reajuste salarial para o ano de 2024, bem como a reestruturação das carreiras do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O documento protocolado também solicitou a realização de uma reunião com a reitoria para o ajustamento de critérios para definição dos serviços urgentes e essenciais a serem mantidos em funcionamento durante o período de greve.

Na última terça-feira (30/4), uma nova contraproposta que prevê reajuste de 3,5% em 2024, 9,5% em 2025 e 4% em 2026, entre outras demandas, foi entregue pela categoria ao governo federal. O documento aborda, ainda, reestruturação das carreiras, reajuste de benefícios e pautas não salariais.

A Redação

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments