sábado, julho 20, 2024
spot_img
HomeCidadesTradicional Mercado da Vila Nova passará por reforma

Tradicional Mercado da Vila Nova passará por reforma

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), autorizou nesta quinta-feira (4/4) a reforma geral no tradicional Mercado da Vila Nova, com objetivo de tornar o local mais agradável para os comerciantes e para os visitantes. A previsão é de que os trabalhos comecem na próxima semana.

“Os mercados municipais, assim como as feiras, são patrimônio de Goiânia e há muito tempo não passam por uma reforma. Então o prefeito Rogério, reconhecendo o valor que esses espaços têm para a cidade, viabiliza esse trabalho que chegará aos outros mercados”, ressaltou o titular da Sedec, Geverson Abel, durante o anúncio da reforma, feito na presença dos comerciantes e comunidade. “Queremos resgatar a alegria das pessoas que estão aqui há décadas, que criaram os seus filhos aqui, que cuidaram das suas famílias tirando o sustento daqui, e também dar mais conforto para os frequentadores desse mercado e da comunidade que utiliza esse espaço para confraternizar”, completou o secretário.

A reforma inclui obras de melhorias nos telhados, parte elétrica e hidráulica, troca de piso, pintura e ampliação das áreas administrativas. De acordo com a Sedec, não será necessário interditar o mercado. O local continuará funcionando normalmente, porém alguns pontos serão fechados em volta, conforme a necessidade.

O Mercado Municipal da Vila Nova iniciou suas atividades na década de 50 e hoje possui 122 lojas, entre açougues, calçados, lanchonetes, restaurantes e tabacaria, além das pastelarias tradicionais, lojas de artesanato e as famosas bancas de raízes. Com seu extenso espaço central, o mercado também é palco para festividades tradicionais do bairro.

Os outros mercados municipais também passarão por reformas. Os próximos serão o Mercado da Rua 74 e o do Pedro Ludovico, além dos mercados Central, Centro Popular, Centro-Oeste, Campinas e o Mercado Aberto.

Regularização
Desde a promulgação do novo Código de Posturas, no final do ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) tem realizado um amplo processo de recadastramento das atividades informais em feiras livres e especiais, mercados e pit-dogs da Capital. Já foram regularizados os comerciantes do Mercado da 74 e a Feira dos Artesãos, na Praça do Avião.

A iniciativa prevê que as atividades em mais de 150 feiras, entre livres e especiais, além dos oito mercados, sejam totalmente regularizadas. A medida visa trazer mais dignidade a feirantes e permissionários, organizar os espaços públicos e resolver todos os problemas e processos relativos à troca de titularidade ou processos nestes lugares.

Nesta quinta, foram entregues mais 11 permissões no Mercado da Vila-Nova. Um dos beneficiados é a comerciante Eliete da Silva, que tem uma banca de produtos para casa e artigos pessoais. “Agora posso trabalhar mais tranquila, totalmente regularizada, numa atividade que é meu ganha pão diário”, falou, agradecendo à Prefeitura também pela reforma do local. “As melhorias no Mercado também serão muito boas pra todos os comerciantes, já que receberemos mais clientes e as nossas vendas aumentarão”.

 

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios