sábado, julho 20, 2024
spot_img
HomeDestaqueUcrânia diz que drones atingiram 4 refinarias de petróleo russas em grande...

Ucrânia diz que drones atingiram 4 refinarias de petróleo russas em grande ataque

Drones de ataque de longo alcance ucranianos atingiram quatro refinarias de petróleo russas, bem como estações de radar e outros alvos militares na Rússia, em um grande ataque na madrugada de sexta-feira, disseram os militares de Kiev. A Ucrânia intensificou drasticamente o uso de drones este ano para atacar instalações petrolíferas russas, que considera alvos militares legítimos que estão abastecendo as tropas russas em sua invasão de quase 28 meses.

“Veículos aéreos não tripulados atacaram as refinarias de petróleo Afipsky, Ilsky, Krasnodar e Astrakhan”, disseram os militares ucranianos em um comunicado no aplicativo de mensagens Telegram.

Os militares russos disseram anteriormente que haviam derrubado 70 drones sobre o Mar Negro e a península da Crimeia, 43 drones sobre a região russa de Krasnodar e mais um sobre a região russa de Volgogrado na sexta-feira.

Uma fonte da inteligência de Kiev afirmou à Reuters que as refinarias de petróleo de Afipsky, Ilsky e Krasnodar produziam combustível para a Frota Russa do Mar Negro e que a operação de drones que as visava havia sido realizada em conjunto com o serviço de segurança SBU.

“O dano a essas refinarias complicará significativamente a logística do fornecimento de óleo combustível, tornando-o mais caro e demorado, pois terá de ser entregue por outras refinarias”, disse a fonte.

Os militares ucranianos disseram que também atacaram estações de radar e centros de inteligência eletrônica na região de Bryansk e na Crimeia ocupada. A declaração não disse exatamente quais eram esses locais.

Os locais de armazenamento e lançamento de drones e os centros de comando e controle na região russa de Krasnodar também foram atingidos, informou o comunicado, acrescentando que eles confirmaram explosões e incêndios nessas instalações.

A fonte disse que o ataque com drones teve como alvo um centro de treinamento na cidade de Yeisk, na região de Krasnodar, usado pela Rússia para lançar ataques com drones contra a Ucrânia.

Os militares ucranianos, em sua declaração, também reivindicaram a responsabilidade pelos ataques de drones de quinta-feira realizados em depósitos de combustível nas regiões russas de Tambov e Adygeya.

O ataque de drones de sexta-feira ocorreu depois que a Rússia realizou o mais recente de uma série de ataques aéreos contra instalações de energia ucranianas que causaram apagões e geraram temores sobre como a rede elétrica se manterá neste inverno.

Os ataques russos à rede elétrica têm causado danos significativos à capacidade de geração de energia da Ucrânia desde março. Moscou disse que alguns dos ataques foram retaliação aos ataques ucranianos ao território russo.

(Reportagem de Anastasiia Malenko e Tom Balmforth)

Reuters

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios