sexta-feira, junho 14, 2024
spot_img
HomeDestaqueUcrânia está prestes a receber enorme ajuda de um aliado inusitado

Ucrânia está prestes a receber enorme ajuda de um aliado inusitado

Um novo pacote de assistência à segurança, no valor de 1,25 bilhões de dólares (em escala americana) foi aprovado pela Suécia para ser fornecido, em breve, à Ucrânia, novo e importante aliado.
A ajuda deste que é um de seus aliados menos conhecidos está repleta de equipamento militar que os ucranianos necessitam desesperadamente para continuarem a defender o seu país contra a invasão de Vladimir Putin.
O destaque vai para os dois aviões ASC 890, com a qual a Ucrânia obterá uma poderosa e nova capacidade de vigilância e controle aéreo contra alvos aéreos e marítimos russos.
É a primeira vez que a Ucrânia contará com este serviço, desde a queda da União Soviética, informou o The Guardian.
O Ministério de Defesa da Suécia observou, em um comunicado, que os ASC 890 fortalecerão a capacidade de Kiev de identificar e engajar alvos a longo prazo. A Suécia pretende fornecer “formação, equipamento técnico e apoio metodológico para vigilância aérea e comando e controlo”.
“A doação implicará uma diminuição temporária da capacidade de defesa da Suécia, que será abordada através da aquisição de aeronaves S 106 GlobalEye adicionais e do avanço de encomendas anteriores de duas novas aeronaves GlobalEye”, explica o governo sueco.
O ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, disse que o ASC 890 pode identificar mísseis de cruzeiro e drones, tanto em terra como no mar, de acordo com a ABC News.
“A avaliação geral é que uma doação da aeronave de reconhecimento e comando por radar ASCC 890 seria a mais impactante para a Força Aérea Ucraniana neste momento”, acrescentou Jonsson.
Além das aeronaves ASCC 890, a Suécia planeja fornecer a Kiev um míssil ar-ar avançado de médio alcance, o RB 99-AMRAAM.
O RB 99-AMRAAM serão redesenhados para adequarem-se aos sistemas de defesa aérea baseados em terra, disse o governo sueco.
“ As unidades de campo ucranianas têm pouca munição de artilharia”, diz o comunicado do Ministério da Defesa da Suécia. No entanto, o número de projéteis enviados não foi divulgado.
O pacote de ajuda da Suécia inclui ainda todo o seu stock de Pansarbandvagn 302 (PBV 302) e todas as “peças sobressalentes, equipamentos de manutenção e munições” para os PBV 302.
“Esta é uma grande perda para nós”
©Fornecido por The Daily Digest
“O exército ucraniano está a organizar uma série de novas brigadas e, portanto, precisa de veículos blindados para as companhias de infantaria”, explicou o Ministério da Defesa sueco.
A Newsweek informou que a Suécia tem mais de 200 PBV 302, segundo o Military Balance de 2024, realizado pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos.
Entre os outros itens importantes incluídos no que é agora o 16º pacote de apoio militar da Suécia à Ucrânia está a manutenção de veículos doados anteriormente, bem como apoio financeiro e programas temporários para ajudar a Ucrânia na aquisição de mais material.

The Daily Digest

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments