terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBrasilBrasileiros que possuam alguma destas doenças já podem pedir aposentadoria

Brasileiros que possuam alguma destas doenças já podem pedir aposentadoria

Conquistar a tão sonhada aposentadoria é um marco na vida de muitos brasileiros, mas para alguns, a idade não é o único critério. Nesta sexta-feira (26), revelamos uma possibilidade que pode surpreender muitos: os brasileiros que possuam algumas doenças específicas já podem solicitar a aposentadoria pelo INSS imediatamente.

A aposentadoria por invalidez é concedida a trabalhadores que, devido a doença ou acidente, se tornaram incapazes de desempenhar suas atividades laborais. Contudo, a liberação desse benefício depende de uma avaliação rigorosa por parte de médicos peritos do INSS, onde a presença e a gravidade da doença são criteriosamente analisadas.

Seguindo as novas diretrizes do INSS, as doenças que garantem o direito à aposentadoria por invalidez incluem uma gama variada de condições médicas, como AVC agudo, cegueira, câncer, hepatopatia grave, entre outras. Essas determinações abrangentes visam oferecer amparo a uma parcela da população que enfrenta limitações significativas em sua capacidade de trabalho devido a condições de saúde debilitantes.

Procedimentos e critérios para solicitar o benefício

Para ter direito à aposentadoria por invalidez, além de comprovar a incapacidade de trabalhar permanentemente, o beneficiário deve passar por uma perícia médica realizada pelo INSS. Além disso, é necessário cumprir uma carência mínima de 12 meses de contribuição para o INSS e estar em situação de regularidade com as obrigações previdenciárias.

A solicitação do benefício pode ser feita de forma online, por meio do site ou aplicativo Meu INSS, simplificando o processo para os requerentes. Após a análise médica e documental, os beneficiários podem escolher a forma de recebimento dos valores do benefício, proporcionando maior comodidade e acessibilidade a esse importante suporte financeiro.

Fonte: Coluna Financeira

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments