terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeCidadesPrefeitura de Goiânia retoma obras e detalha intervenções na Avenida 85

Prefeitura de Goiânia retoma obras e detalha intervenções na Avenida 85

A Prefeitura de Goiânia detalhou como serão realizadas as obras de recuperação dos trechos que necessitam de reparo profundo na Avenida 85, em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (29/04). As intervenções começam nesta quinta-feira (2/5), às 7h, entre a Praça Cívica e a Rua 103, por um período de quatro dias. O trânsito no local será desviado para a Avenida Cora Coralina, no Setor Sul.

“Serão retomadas as obras da Avenida 85 a partir do dia 2 de maio. Os serviços que serão realizados vão mexer na base profunda do pavimento, são intervenções complexas. Serão 22 centímetros de concreto armado, com capacidade para suportar a frenagem dos ônibus, evitando que se forme ondulações na pista. O trânsito então terá um impacto, mas o benefício para a população será muito grande”, explicou o prefeito Rogério.

As obras de manutenção e revitalização do asfalto da Avenida 85 foram concluídas no dia 12 de março, com a troca da capa asfáltica por uma nova e de qualidade. O trabalho agora consiste na recuperação de trechos que necessitam de reparo profundo e concretagem de pavimento rígido em frente aos pontos de ônibus, em um total de 15. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o dia 30 de agosto. Os trabalhos situados nos cruzamentos serão realizados, prioritariamente, aos finais de semana, mitigando impactos nas vias que cruzam a Avenida 85.

“Nós vamos dar continuidade às obras de revitalização do pavimento da Avenida 85. Serão feitas as paradas de ônibus com pavimento rígido, à base de concreto armado, com uma durabilidade muito superior a um pavimento flexível. É um modelo voltado para transporte pesado, como é o caso do transporte coletivo”, afirma o secretário executivo da Seinfra, Alexandre Garcês de Araújo.

A obra será dividida em três etapas, iniciando pela Praça Cívica até a Praça do Ratinho; seguindo até a T-11 e por último até a T-62. A interdição entre a Praça Cívica e a Rua 103 será de quatro dias. Após esse período, deverá ser adotada a intervenção parcial. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) irão dar apoio viário e uma sinalização indicativa será instalada no local.

“Em especial, nesse primeiro trecho nós teremos a necessidade de fazer o fechamento da Avenida para quem está no sentido Centro-bairros. Então, o condutor precisa ficar atento e evitar a Praça Cívica. Nossa equipe de engenheiros fez todo um estudo, um trabalho, divulgação de faixas aéreas, justamente para informar esses condutores o desvio que vai ter aqui”, disse o secretário executivo da SMM, Ciro Meireles.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) também preparou alterações nas linhas de ônibus durante o período de recuperação dos pontos. Ao todo, 11 linhas responsáveis por transportar 30 mil passageiros por dia serão afetadas. As áreas de embarque serão transferidas para a mesma posição na Avenida Cora Coralina, a cerca de 300 metros de distância do local usual. Indicações e informações para os usuários foram instaladas nos locais originais dos pontos e no aplicativo SiMRmtc.

“Ao fim desse primeiro trecho, os ônibus voltarão a circular na Avenida 85. No local em que ocorrerem as intervenções, o ônibus irá parar ou antes ou depois do ponto em obras”, explica a diretora de operações da CMTC, Áurea Pitaluga.

Linhas que terão os pontos de ônibus transferidos para a Avenida Cora Coralina
004- T. Garavelo / Eixo T-9 / Centro;
008 – T. Veiga Jd. / Eixo 85 / T. Paulo Garcia;
017 – T. Cruzeiro / Centro / T. Paulo Garcia;
019 – T. Cruzeiro / T. Bíblia;
035 – T. Garavelo / Eixo T-63 / T. Paulo Garcia;
175 – T. Bandeiras / T. Bíblia – Via T-63;
277 – T. Cruzeiro / Pq. Amazonia / T. Paulo Garcia;
601 – Jd. Tiradentes / Centro; * Modo Operacional 04
602 – Colina Azul II / Centro; * Modo Operacional 04
603-  Ind. Mansões / Centro / Via T-10;  * Modo Operacional 04
919 – T. Bíblia / Av. T-10 / T. Isidória – IDA

Prefeitura de Goiânia

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments