terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBrasilDeputado Federal Coronel Chrisóstomo pede instituição da GLO no RS, que está...

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo pede instituição da GLO no RS, que está previsto no artigo 142 da Constituição Federal

Em meio ao caos e às fortes chuvas que não param e continuam castigar o estado do Rio Grande do Sul desde a semana passada, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) fez um apelo na tribuna da Câmara dos Deputados, solicitando que o presidente Lula (PT) por meio do seu líder do governo na Câmara, conceda às Forças Armadas o poder de polícia na região. O pedido, referente ao artigo 142 da Constituição Federal, foi uma resposta aos clamores dos parlamentares gaúchos por apoio diante dos crescentes crimes e da situação de calamidade na região.

Chrisóstomo, que é Coronel da reserva do Exército e serviu por nove anos no Rio Grande do Sul, ressaltou seus laços afetivos com o estado e reforçou seu compromisso em ajudar e auxiliar a população local neste momento crítico. A iniciativa do deputado expõe a mobilização política em busca de cooperação e solidariedade em meio à crise, deixando de lado divergências politicas partidárias em prol do enfrentamento dos impactos causados pelas chuvas.

A convocação para o emprego das Forças Armadas com poder de policia é para suporte emergencial e revela a gravidade da situação vivenciada no estado, destacando a necessidade de medidas mais duras e urgentes para lidar com as consequências desse desastre natural. A discussão sobre a atuação militar em contextos de calamidade aponta para uma reflexão mais ampla sobre a gestão de crises e a capacidade de resposta do poder público diante de situações de emergência.

Diz o artigo 142 da Constituição Federal: “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da Republica, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

NewsRondonia

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments