terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBrasilFica 2024 divulga lista de filmes selecionados

Fica 2024 divulga lista de filmes selecionados

Divulgada a lista dos filmes selecionados para a 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), na cidade de Goiás. Quarenta e duas produções passaram por curadoria e comissões de seleção especializadas e concorrerão em uma das quatro mostras competitivas.

A lista com todos os filmes selecionados está disponível no site oficial do Fica. O festival será de 11 a 16 de junho. No total, foram 1.019 inscritos de 77 países interessados em participar das quatro mostras competitivas:

  • Mostra Washington Novaes,
  • Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais,
  • Mostra do Cinema Goiano e
  • Mostra Becos da Minha Terra, específica para produtores audiovisuais da cidade de Goiás.

Lista de filmes

O número representa praticamente o dobro de inscrições da edição anterior. O festival vai destinar premiações que variam de R$ 5 mil a R$ 35 mil, além de troféus e menções honrosas.

O diretor de programação do festival, Pedro Novaes, considera a visibilidade do festival e o propósito como impulsionadores do aumento significativo de inscritos.

“São três coisas: a recuperação da imagem do Fica como um festival extremamente relevante, o fato da questão ambiental estar no centro do debate político e, ainda, o uso de uma nova plataforma para as inscrições, a Film Freeway, onde já estão centenas de outros festivais internacionais importantes”, avalia.

Foram 14 filmes selecionados para a Mostra Washington Novaes, 9 para a do Cinema Goiano, 10 produções ficaram com a Becos da Minha Terra e 9 filmes foram escolhidos para compor a Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais. No total, foram 12 longas-metragens e 31 curtas ou médias metragens.

Dos 1.019 filmes inscritos, 459 são brasileiros, 560 estrangeiros e 121 goianos. Depois do Brasil, os países com maior representação foram Irã, Índia e Estados Unidos. Já os estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais formam o ranking brasileiro.

As comissões responsáveis pela avaliação do material audiovisual são formadas por profissionais com notória experiência e conhecimentos na área e, em sua maioria, estão compostas por membros escolhidos a partir de chamada pública, contando também com indicações da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Conselho Estadual de Cultura de Goiás.

Evento multicultural

O Fica 2024 traz uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais. A 25ª edição é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

O festival conta com apoio do Programa Goiás Social; das secretarias da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Secretaria da Cultura – Governo de Goiás

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments