terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeBrasilGiro 8 Cia. de Dança leva a dança contemporânea goiana para palcos...

Giro 8 Cia. de Dança leva a dança contemporânea goiana para palcos da Argentina

A Giro 8. Cia de Dança chega na próxima semana em Bahía Blanca, na Argentina, para apresentar o mais recente espetáculo da Companhia “Começaria Tudo Outra Vez”, além do infantil “Cerrado Mundo Mágico”.  O grupo participa do 19º Festival Internacional de Artes no Escénicas Bahia Teatro entre 4 e 6 de maio. Esta apresentação integra uma série de 16 apresentações que fazem parte Giro 8 Em Trânsito – Primeira edição. Com este projeto, a companhia levou três espetáculos e uma oficina para Goiás, Amazonas e, agora, Argentina. Em agosto, esta circulação será encerrada em Araraquara (SP). Esse projeto conta com o apoio financeiro da Lei Goyazes por meio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Depois de se apresentar no Panamá, Bolívia e Cuba em importantes festivais, o grupo fortalece sua crescente trajetória de internacionalização, viajando com os espetáculos Começaria Tudo Outra Vez e o infantil Cerrado Mundo Mágico

Esta é a terceira vez do grupo goiano em terras argentinas. A primeira vez que lá estiveram apresentaram “Sr Will”. “Depois dessa apresentação conseguimos parceiros que desencadearam em outras apresentações nesse país”, comenta Joisy Amorim, diretora da Giro 8. A companhia também esteve em Córdoba apresentando “Teia”. A diretora comenta sobre a importância dessa circulação. “É fundamental para fortalecer o intercâmbio entre os países latino-americanos e nos inserirmos no circuito dos principais festivais desses locais. Além disso, são oportunidades de encontrarmos grupos de todo o mundo, o que enriquece muito a nossa experiência”, comenta.

O grupo acaba de chegar de apresentações no Panamá e Cuba e ainda vão passar pela Bolívia. Esta circulação integra o projeto Giro 8 Em Trânsito, 2ª edição, que contou com apoio da Lei Paulo Gustavo. Joisy Amorim, diretora da companhia, compartilha sobre a experiência dessa circulação quando, por exemplo, tiveram oportunidade de se apresentar para 500 crianças numa Escola Pública no Panamá. “Tem sido uma experiência incrível circular levando um pouco da nossa fauna e flora para as crianças conhecerem”, comenta sobre a apresentação de “Cerrado Mundo Mágico”. “A recepção tem sido muito grande. As pessoas estão abertas para ver o nosso trabalho: elas ficam felizes e se emocionam. Temos conseguido cultivar um público por onde passamos. A troca tem sido muito rica”, compartilha Amorim.

A experiência recente de circulação internacional demonstra como a Giro 8 Cia. de Dança, com 12 anos de fundação, tem sido uma peça fundamental na cena artística de Goiás. Com um quadro de mais de uma dezena de profissionais que recebem mensalmente por suas funções, a companhia contribui diretamente para a cadeia produtiva da dança e das artes no estado, gerando trabalho e renda a estas pessoas.

“Começaria Tudo Outra Vez”, o amor na voz de Maria Bethânia

Concebida e dirigida por Joisy Amorim, o espetáculo celebra a essência do amor, traçando sua jornada desde as reflexões filosóficas de Sócrates, Platão e Aristóteles até as discussões e conceitos mais contemporâneos, imersos na complexidade das relações humanas.

Com uma trilha sonora envolvente, composta por canções e poemas interpretados por Maria Bethânia, o espetáculo revela as múltiplas faces e nuances desse sentimento, em suas manifestações de Eros, Filia e Ágape. Um cenário concebido através de diversas folhas se papel é elevado a protagonista cênico, tornando-se não apenas uma metáfora da escrita, mas também da delicadeza, tanto da matéria quanto do sentimento.

Ficha técnica Giro 8 Cia. de Dança

Direção Artística e Coreógrafa: Joisy Amorim

Produção Musical: Cleyber Ribeiro

Produção Internacional e Turnês: Marcelo Damián Zamora

Produção e Redes Sociais: Giovanna Faleiro

Cenografia e Vídeo Mapping: Paulinho Pessoa

Figurinos: Ana Maria Medonça, Conceição Silva e Pedro Bittencourt

Desenho de Iluminação: Sérgio Galvão

Elenco: Bruna Alecrim, Letícia Xavier, Yasmin Rodrigues, Léo Molina, Phelippe Mor e Tiago Ferreira

Ensaio e Aulas de Contemporâneo: Érica Bearlz

Mestre de Ballet: Tassiana Stacciarini

Gestão Financeira: Igor Maciel

Fotografia: Layza Vasconcelos

Professor de Pilates: Francis Muller

Professor de Gyrokinesis: João Paulo Gross

Parceiros: @wave.studioo_ @allegrodanca @studiobalancegyn

 

SERVIÇO:

Giro 8 Cia. de Dança se apresenta na Argentina

Datas: Entre 4 e 6 de maio de 2024

Giro8 Em Trânsito 1ª Edição

Para mais informações: www.instagram.com/giro8cia

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments