Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado ‘Conselhão’, na manhã desta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar os “cretinos” da mídia conservadora, no campo da direita e da ultradireita, que, após a entrevista da quarta-feira ao portal de notícias UOL, de propriedade do diário conservador paulistano Folha de S. Paulo, atribuíram a alta do dólar ao seu discurso. O presidente falou em verificar a real necessidade de cortar gastos públicos.
— Quando eu terminei a entrevista, a manchete de alguns comentaristas era de que o dólar subiu pela entrevista do Lula. Os cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar a entrevista. 15 minutos antes. Então esse mundo perverso, das pessoas colocarem para fora o que querem, sem medir a responsabilidade do que vai acontecer, é muito ruim — reclamou.
Lula disse também que “vai quebrar a cara” quem apostar no fortalecimento do dólar e no enfraquecimento do real.
— Quem estiver apostando em derivativos vai perder dinheiro nesse país. As pessoas não podem ficar apostando no fortalecimento do dólar e no enfraquecimento do real. Eu já disse em 2008. Quem não lembra a quantidade de empresa que quebrou? As pessoas acharam que era importante ganhar dinheiro apostando no fortalecimento do dólar e no enfraquecimento do real e quebraram a cara. E vão quebrar outra vez. Vão quebrar porque eu não voltei a ser presidente para dar errado. Eu só voltei porque eu tenho consciência de que vai dar certo esse país — avisou.