terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeCidadesOnda de calor mantém temperaturas acima dos 30ºC em SP nesta semana

Onda de calor mantém temperaturas acima dos 30ºC em SP nesta semana

De acordo com as últimas simulações atmosféricas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura paulista, a atual onda de calor se manterá no decorrer desta semana em seis estados, incluindo São Paulo.

Os dados do CGE mostram que este mês acumulou até este domingo (28) 24 mm de chuva, o equivalente a 37,6% dos 63,9 mm esperados. A capital paulista, por sinal, segue em estado de atenção para altas temperaturas desde sexta-feira (26), decretado pela Defesa Civil Municipal.

Neste domingo, o órgão registrou temperatura média máxima de 31,2°C na cidade e índice médio de umidade do ar na casa dos 45%, sendo que os menores valores ficaram acima dos 39%.

Para os próximos dias, a tendência permanece a mesma. Nesta segunda-feira (29), a madrugada terá termômetros na casa dos 21°C, céu com poucas nuvens e predomínio de sol, com temperatura máxima em torno dos 32°C nas horas mais quentes do dia. Os índices de umidade do ar declinam um pouco mais, com os menores valores próximos aos 30%. O dia termina com poucas nuvens e sem previsão de chuva.

De terça (30) a sábado (4), as condições do tempo permanecem as mesmas em todos os períodos, apenas com a diferença que a máxima pode atingir os 33ºC em todos os dias. O céu ficará com sol forte e poucas nuvens, com a umidade do ar baixa nos horários mais quentes.

Apenas entre a tarde e a noite de sábado deve voltar a chover na Grande São Paulo, devido à influência de uma frente fria que passará pela Baixada Santista. Essa chuva diminuirá um pouco a temperatura no domingo (5), mas ainda ficará quente, com máxima de 28ºC.

No interior do estado, principalmente no extremo oeste e noroeste, os termômetros podem chegar até a 35°C em algumas cidades, como Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto. Na faixa leste, os termômetros devem alcançar índices de até 32°C nas horas mais quentes.

Pensando nas altas temperaturas, teve início neste domingo na capital paulista a distribuição de água potável na praça da República, na região central, para a população, com prioridade para pessoas em situação de rua, idosos e crianças.

Agentes da Defesa Civil Estadual, da prefeitura e da Sabesp distribuirão água em copos das 11h às 15h até a próxima terça-feira (30).

“A distribuição de água à população será concentrada no período do dia em que o calor excessivo e a baixa umidade podem causar mais problemas de saúde e exigem mais hidratação. A Defesa Civil também vai orientar o público a evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados”, diz a Defesa Civil, em comunicado.

As autoridades estaduais também recomendam o uso de protetor solar e procura por atendimento imediato em unidades de saúde em casos de insolação, grande dificuldade para respirar, alterações bruscas de pressão arterial e desidratação. As pessoas devem evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h e manter animais de estimação em locais protegidos.

FolhaPress

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments