terça-feira, abril 23, 2024
spot_img
HomeBrasilOposição protocola pedido de impeachment de Lula sobre fala contra Israel

Oposição protocola pedido de impeachment de Lula sobre fala contra Israel

Parlamentares de oposição protocolaram o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto à Câmara dos Deputados. A deputada Carla Zambelli (PL-SP) liderou a ação, protocolando formalmente o pedido, que já conta com a assinatura de 33 deputados, conforme informou.

O movimento ganhou força após declarações polêmicas do presidente Lula, que durante uma coletiva de imprensa na Etiópia na manhã deste último domingo, estabeleceu uma comparação entre as ações militares israelenses em Gaza e o Holocausto, episódio histórico marcado pelo extermínio de judeus sob o regime de Adolf Hitler. “O que Israel está fazendo na Faixa de Gaza com o povo palestino é sem precedentes, a não ser pela tragédia do Holocausto perpetrada por Hitler”, afirmou Lula.

Essas declarações motivaram a deputada Bia Kicis (PL-DF) a se manifestar nas redes sociais, anunciando a preparação do pedido de impeachment com base em “atitudes hostis ao Estado de Israel”. Kicis destacou a importância das relações diplomáticas com Israel, criticando a postura do presidente e alegando que este expõe o Brasil a riscos graves e desnecessários.

O pedido de impeachment se fundamenta na Lei dos Crimes de Responsabilidade, que prevê, entre outras coisas, a destituição do mandato por atos de hostilidade contra outras nações que possam colocar o país em situação de conflito ou afetar sua neutralidade.

Hora Brasília

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments