segunda-feira, julho 22, 2024
spot_img
HomeDestaqueAtor que interpretou jovem Anakin em Star Wars sofre surto psicótico e...

Ator que interpretou jovem Anakin em Star Wars sofre surto psicótico e é internado nos EUA

Jake Lloyd ficou famoso por atuar em ‘Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma’ aos 10 anos de idade

A imagem de Jake Lloyd quando criança foi eternizada pelos fãs da franquia Star Wars. Isso porque o ator, que hoje tem 35 anos, ficou famoso por dar vida ao jovem Anakin Skywalker quando tinha apenas 10 anos. De lá para cá, ele enfrentou diversas questões de saúde mental e, recentemente, precisou ser internado em uma clínica de reabilitação nos Estados Unidos.

A informação foi dada na última segunda-feira, 11, pela mãe de Jake, ao portal americano Scripps News. Lisa Lloyd contou que o quadro de saúde mental do filho vem preocupando há bastante tempo. No entanto, ela afirma ter esperanças de uma melhora significativa com a nova tentativa de tratamento.

Jake Lloyd está internado em uma clínica de reabilitação há cerca de 10 meses. Durante esse tempo, ele tem apresentado melhoras sociais, além de seguir o cronograma de medicações sem resistência.

Diagnóstico e tratamento conturbados

Em entrevista, Lisa Lloyd relembrou o momento em que acendeu o alerta para o comportamento do filho. De acordo com ela, o ator passou a confundir a realidade e inventar cenários fantasiosos ainda no ensino médio, por volta de 2006.

“Jake começou a ter alguns problemas no ensino médio. Ele começou a falar sobre ‘realidades’. Ele não sabia se estava nesta realidade ou em uma realidade diferente”, lembrou Lisa.

Isso aconteceu bem depois da estreia do seu trabalho mais aclamado, como o Jovem Anakin em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, lançado em 1999. Apesar do sucesso com o filme de George Lucas, ele preferiu deixar a carreira de ator em 2003, antes dos primeiros casos de confusão mental.

Preocupada, Lisa levou o filho para se consultar com médicos para que, talvez, ele tivesse um diagnóstico e tratamento adequados. Porém, o que aconteceu inicialmente foi uma enorme confusão. Isso porque Jake teve o diagnóstico errado de bipolaridade. Os resultados certos vieram pouco depois: ele convive com esquizofrenia paranoica.

Jake Lloyd tinha 10 anos quando fez o Jovem Anakin
Jake Lloyd tinha 10 anos quando fez o Jovem Anakin Foto: Reprodução

“Quando eles finalmente contaram sobre a doença, ele caiu em uma depressão ainda pior. Foi muito difícil. Ele achava que não precisava tomar remédios porque não estava doente. Não queria ir ao terapeuta, porque não havia nada de errado com ele”, contou Lisa.

O diagnóstico de esquizofrenia paranoica obrigou o ator a deixar o Columbia College Chicago, instituição que começou a frequentar em 2007. Com a mudança na rotina e a falta de aceitação de Jake com a questão, o tratamento foi conturbado. O ator frequentemente parava de tomar os medicamentos e buscava drogas ilícitas.

Uma das piores notícias para a mãe de Jake veio em 2015. O artista foi preso na Carolina do Sul enquanto viajava sozinho da Flórida para o Canadá. Os policiais encarregados pelo caso afirmaram que Jake tentou fugir durante uma perseguição em várias cidades antes de bater com o carro e ser preso.

Todas as tentativas de contato de Lisa com o filho foram ignoradas. Ele não atendia ligações e o pedido dela para que ele fosse internado não foi para frente. “Eu conversei com as pessoas na prisão e tentei explicar que ele tinha parado de tomar a medicação, mas eles não lhe deram os remédios. Como mãe, você arranca os cabelos porque seu filho precisa de ajuda”, explicou.

Com a insistência da mãe, Jake foi transferido para um hospital na Califórnia, mas ainda resistia quanto à ingestão de medicamentos para o tratamento. Ele ficou em liberdade 10 meses depois, mas os quadros de alucinação continuaram. Lisa lembrou que o filho, depois de ser solto, chegou a ligar para ela e dizer que tinha sido baleado por um invasor de seu apartamento, mas era tudo uma criação da sua mente.

Surto psicótico

Lisa Lloyd afirma que o filho teve um ‘surto psicótico total’ em março de 2023, depois que sua irmã mais nova, Maddison, faleceu aos 26 anos. Os dois voltavam para a casa da família quando Jake desligou o carro no meio de uma rodovia com três pistas.

“A polícia chegou lá e fez algumas perguntas a Jake. Ele estava conversando com eles, mas nada disso fazia sentido. Era uma salada de palavras”, lembra o momento. Por conta do seu quadro mental, Jake foi internado ao invés de ser preso. Alguns meses depois, ele foi transferido para um centro de reabilitação de saúde mental, onde permanece até hoje.

Para a mãe, a evolução do filho é nítida. “Ele está muito melhor do que eu esperava. Ele está se relacionando melhor com as pessoas e se tornando um pouco mais sociável, o que é muito bom. É como ter o velho Jake de volta, porque ele sempre foi incrivelmente sociável até se tornar esquizofrênico”, opina.

Sobre Star Wars, Lisa conta que Jake é fã da franquia até hoje. “As pessoas acham que Jake odeia, mas ele ama. Ele adorou filmar e se divertiu muito. Eu adoraria que ele ficasse bom o suficiente para poder fazer alguma coisa, e tenho certeza que ele talvez gostaria de fazer. Veremos”, disse.

Terra

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios