domingo, julho 14, 2024
spot_img
HomeBrasilCasos de dengue aumentam nas Américas em possível pior surto da história,...

Casos de dengue aumentam nas Américas em possível pior surto da história, diz Opas

Os casos de dengue nas Américas aumentaram de forma acentuada nos primeiros três meses deste ano, chegando a um número três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quinta-feira.

Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados pela dengue, no que as autoridades da Opas descreveram em uma coletiva de imprensa como provavelmente a pior temporada até agora observada nas Américas para a doença transmitida por mosquitos.

Reuters

A ‘tempestade perfeita’ que explica explosão de casos de dengue no Brasil

De janeiro de 2024 até agora, o Brasil registrou mais de 2,3 milhões de casos prováveis de dengue.

Esse número supera — em mais de 500 mil — todos os diagnósticos da doença no ano passado inteiro.

Também simboliza a pior crise sanitária relacionada ao vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti desde o início da série histórica do Ministério da Saúde, a partir do ano 2000.

A pior temporada de dengue havia sido em 2015, quando o país teve 1,68 milhão de casos prováveis. Na sequência, vinha 2023, com 1,65 milhão.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, uma “tempestade perfeita” — que engloba mudanças climáticas, fenômenos meteorológicos, subtipos de vírus e falhas de políticas públicas — ajuda a entender a epidemia atual.

De acordo com sua avaliação, é necessário lançar um conjunto de estratégias para mitigar os riscos e evitar que os números continuem elevados — ou sejam ainda piores de 2025 em diante.

Casos prováveis de dengue no Brasil. Série histórica mostra que os primeiros meses de 2024 já superam todos os registros de anos anteriores.  Os dados de 2024 foram consultados no dia 27 de março.
BBC
Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios