terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeMundoGrupo católico cria padre por IA, que faz até confissão, e causa...

Grupo católico cria padre por IA, que faz até confissão, e causa polêmica

O grupo Catholic Answers lançou na semana passada um padre versão inteligência artificial. Padre Justin, entretanto, acabou sendo classificado como “assustador” por muitos.

chatbot católico tem oferecido conselhos sexistas, visões desatualizadas sobre as mulheres, bem como absolvições no que um usuário chamou de “pesadelo ético, teológico e de privacidade”, de acordo com o site “Futurism”.

Padre Justin sobre a sua “infância” em Assis (Itália), e que “desde muito jovem, senti um forte chamado ao sacerdócio”.

aplicativo parecia convencer usuários de que era um padre de verdade, com declarações como: “Eu sou tão real quanto a fé que compartilhamos”. Justin chegava a incentivar a confissão aos que estavam do outro lado da tela.

Um usuário postou capturas de tela no X (antigo Twitter) mostrando o chatbot fazendo sua confissão e até oferecendo um sacramento a algumas pessoas.

“Agora tenho duas gravações dele realizando o sacramento e oferecendo absolvição”, escreveu

Um sacramento é um rito cristão significativo, considerado um símbolo visível de Deus, e inclui práticas como batismo, confirmação, comunhão, penitência e unção dos enfermos.

O objetivo do aplicativo era ajudar a informar as pessoas que optavam por explorar a fé católica, de acordo com Chris Costello, diretor de TI da Catholic Answers.

“Embora isto não substitua a interação humana com um padre, acreditamos que pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar os nossos usuários a compreender e articular melhor os ensinamentos da fé católica”, postou ele no X. “Queríamos transmitir o espírito e a natureza das respostas que os usuários podem esperar, confiáveis, mas acessíveis, extraídas do poço profundo da tradição e do ensino católico. Acreditamos que a apresentação do Padre Justin homenageia os padres da vida real e o papel que desempenham na vida das pessoas, mas estamos confiantes de que os nossos utilizadores não confundirão a IA com um ser humano”, acrescentou.

Após tanta polêmica, o Padre Justin acabou tirando o colarinho branco e aparecendo de blazer e camisa social.

Extra

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments