terça-feira, maio 28, 2024
spot_img
HomeCidadesLançado em Goiás 1º curso de inteligência artificial do Senac Brasil

Lançado em Goiás 1º curso de inteligência artificial do Senac Brasil

(Foto: João Unes/A Redação)

O Senac Goiás lançou, nesta terça-feira (16/4), o primeiro curso técnico de inteligência artificial do Senac Brasil. A previsão é que as aulas iniciem em junho deste ano, por meio de processo seletivo. Serão ofertadas turmas comerciais e gratuitas e as pré-inscrições vão começar em breve no site. Durante a solenidade realizada no auditório da Fecomércio, em Goiânia, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc e Senac no Estado, Marcelo Baiocchi, destacou que é mais uma solução inovadora proporcionada aos alunos.

“Através da Inteligência Artificial, a realidade do comércio vai mudar e nós estamos aqui para promover isso. Estamos antenados no que o mercado exige de mais moderno e inovador, por isso o aluno que se formar no curso técnico de inteligência artificial terá muito mais segurança e preparo na hora de ingressar no mercado de trabalho”, frisou Baiocchi.

O curso contará com grandes parcerias de multinacionais tecnológicas como a Amazon Web Services (AWS), Nvidia, Microsoft, Red Hat e Google Cloud. A metodologia será 100% Hands On, ou seja, um método que torna o aluno protagonista do próprio aprendizado com experiências totalmente práticas, que capacitam o aluno para desenvolver projetos em que é preciso criar, planejar e executar colocando a “mão na massa”.
De acordo com o diretor regional do Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o curso tem uma grade curricular técnica totalmente direcionada para que o aluno possa estar preparado para atender prontamente o mercado de trabalho. “Vamos preparar o aluno por meio de uma infraestrutura tecnológica de ponta, instrutores altamente qualificados e parcerias com empresas locais e internacionais”, destaca.

Para a diretora nacional do Senac Nacional, Anna Beatriz Waehneldt, o curso é um ‘divisor de águas’. Isto porque, segundo ela, o Senac tem feito um caminho importante em termos de instituição nacional e em especial no Estado de Goiás. “Nosso foco é oferecer cada vez mais uma formação voltada para a área de tecnologia afinada com as demandas mais atuais do mercado, que precisa de profissionais sempre bem qualificados”, ressalta.

Esse curso significa um divisor de águas, o Senac vem fazendo um caminho muito importante em termos e instituição e em especial o senac Goiás para que possamos cada vez mais oferecer formação voltada para a área de tecnologia, afinada com o mercado e com as demandas mais atuais do mercado de trabalho e precisa de profssionais bem qualificados.

Conforme cita a coordenadora de programas finalísticos de tecnologia da informação do Senac Goiás, Stéfany Mendes Souza, o sistema utilizado será a Unidade de Processamento Gráfico – GPU Nvidia A16. Ele explica que “esta é uma poderosa solução para computação de alto desempenho, projetada para atender às demandas mais exigentes em termos de processamento gráfico e computação paralela.

Com uma arquitetura avançada e recursos inovadores, a GPU A16 oferece um desempenho excepcional em uma ampla variedade de aplicações, desde visualização 3D até aprendizado de máquina e inteligência artificial. Inicialmente temos a pretensão de adquirir três GPUs, que serão instaladas em servidores de alto desempenho, onde o seu fabricante será parceiro homologado pela NVIDIA. Inicialmente estamos negociando com os fornecedores: DELL, LENOVO, NUTANIX e VONK”, explica.

O Senac Goiás irá adquirir inicialmente três soluções destas. O coordenador explica que “esta solução (GPU + Servidor) é extremamente necessária para a execução do curso, já que possibilitará ao aluno aplicar os algoritmos de Inteligência Artificial para as suas respectivas aplicações em: redes neurais artificiais, Machine Learning, Deep Learning, processamento de linguagem natural, visão computacional, dentre outras unidades curriculares do curso”, complementa Stéfany Mendes Souza.
A Redação
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments