quinta-feira, julho 25, 2024
spot_img
HomeBrasilLula desiste de emplacar Mantega como CEO da Vale

Lula desiste de emplacar Mantega como CEO da Vale

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de emplacar o ex-ministro Guido Mantega como CEO da mineradora Vale.

A assessoria do Palácio do Planalto informou ao blog na tarde desta sexta-feira (26) que não haverá reunião para tratar do tema. Mas as fontes ouvidas previamente pelo blog, que haviam sido comunicadas da reunião, confirmaram que havia um encontro agendado para terça-feira (30), véspera do encontro do Conselho de Administração da Vale. Logo após a decisão da Presidência, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deu entrevista. Ele afirmou que Lula “nunca se disporia a fazer interferência direta” em uma empresa de capital aberto.

Lula vinha se movimentando para levar Mantega ao comando da empresa, gesto que não foi bem recebido pelo mercado.

Logo no início do ano, o presidente determinou a Silveira que conversasse com outros sócios da Vale para fazer de Mantega o CEO da empresa.

A resposta dos acionistas não foi boa. Diante das resistências, Lula voltou atrás. O presidente percebeu que seria uma tarefa muito difícil colocar o seu ex-ministro em um lugar que depende do voto de 13 conselheiros.

O governo federal não detém mais a maioria do conselho, porque a venda de ações na gestão do ex-ministro Paulo Guedes na Economia fez da Vale uma Corporation. Isto é, uma empresa com ações pulverizadas e sem um bloco de controle acionário – uma situação bem diferente daquela dos governos Lula 1 e 2, quando o presidente da República tinha influência e podia escolher o CEO da empresa.

G1

Noticias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Commentarios