quinta-feira, abril 18, 2024
HomeBrasilPedido de impeachment contra Lula alcança recorde de assinaturas

Pedido de impeachment contra Lula alcança recorde de assinaturas

A movimentação parlamentar em torno do pedido de impeachment do presidente Lula, encabeçado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), alcançou um marco histórico ao reunir 129 assinaturas, superando a adesão obtida no processo contra Dilma Rousseff em 2016. A iniciativa, que será oficialmente protocolada nesta quarta-feira, 21, baseia-se nas declarações do presidente, que comparou as ações militares israelenses em Gaza e o Holocausto.

Apesar do significativo apoio parlamentar, fontes próximas ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sugerem que a tramitação do impeachment enfrentará grandes obstáculos. O cerne do pedido reside na alegação de que as comparações feitas pelo presidente configuram um crime de responsabilidade, infringindo o Artigo 5º da Constituição Federal, ao potencialmente expor o país a conflitos internacionais.

Durante um compromisso oficial na Etiópia, o presidente Lula classificou a atuação de Israel em Gaza como genocida, evocando a memória do Holocausto para ilustrar sua crítica. A lista de parlamentares que endossaram o impeachment inclui nomes como Carla Zambelli, Julia Zanatta, Delegado Caveira, Mario Frias, entre outros, refletindo um amplo espectro de apoio à iniciativa.

Hora Brasília

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments