O grave acidente registrado na tarde deste domingo, 26, no Setor Jardim América, em Goiânia, tem relação com denúncias de violência doméstica envolvendo o motorista, Lucas Santiago, de 24 anos. O caso é investigado na Deaem, e o suspeito deve se apresentar novamente às autoridades nesta terça-feira, 28.
A afirmação foi feita pela delegada Ana Elisa Gomes Martins, titular da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem). Lucas Santiago estava acompanhado de uma jovem de 19 anos, com quem mantinha um relacionamento há cerca de um mês. Ambos retornavam de uma viagem à cidade de Rio Quente, onde, de acordo com as investigações, teriam ocorrido agressões físicas e cárcere privado.
VIolência doméstica
Durante a viagem, a vítima teria presenciado o uso de drogas ilícitas pelo autor e pedido para deixar o local devido o desconforto. Diante da recusa, Santiago a manteve em cárcere por retirar o acesso ao cartão magnético do hotel e a destruição do telefone celular da vítima. Na mesma viagem, Santiago passou a agredi-la com tapas, socos, chutes e empurrões. “Foram dias de terror para a vítima”, declarou a delegada Ana Elisa.
No retorno a Goiânia, o autor teria dirigido de forma violenta, sob o efeito de MDMA (ecstasy) e pelo consumo de bebidas alcoólicas momentos antes da colisão quando decidiu parar em uma distribuidora de bebidas. “A vitima tentou fugir do veiculo quando ele saiu da caminhonete, mas foi impedida por Santiago.”
Engavetamento de carros
O acidente envolveu seis veículos — quatro carros e duas motocicletas — e resultou na morte de Alexandre Oliveira Macedo. Além disso, uma mulher identificada apenas como Dayane, condutora de um carro vermelho, teve fratura no punho e permanece hospitalizada.
De acordo com a delegada, Santiago teria intimidado a vítima ao conduzir o veículo de forma ofensiva, o que teria provocado o acidente. “Ele assumiu a responsabilidade por seus atos ao dirigir daquela forma e fazer uso de substâncias ilícitas”, disse Ana Elisa.
A Polícia Civil de Goiás informou que o suspeito possui antecedentes criminais, incluindo fuga do local de acidente sem prestar socorro (artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro), registrado em 2023, e posse de drogas.
Após o acidente, o autor foi conduzido à Deaem para prestar depoimento e submetido a exame de embriaguez no Instituto Médico Legal (IML). Ele deve responder pelos crimes de homicídio doloso, lesão corporal no trânsito, cárcere privado, injúria e ameaça.
Na tarde desta terça-feira, 28, Santiago deve se apresentar novamente às forças de segurança. No primeiro depoimento, prestado no dia do acidente, optou por permanecer em silêncio.
Jornal Opção
