O pastor Aluízio Silva, presidente da Igreja Evangélica Videira, afirmou que o desabamento do teto do templo no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia, foi um livramento e garantiu que a igreja será reconstruída. O acidente se deu durante instalação de placas solares. “Deus nos livrou de uma tragédia. Vamos construir de novo, melhor, mais seguro e mais bonito do que era”, declarou. O incidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (19).

Durante o desabamento, uma mulher que estava dentro do templo foi atingida por estilhaços da estrutura. Ela sofreu ferimentos na cabeça, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e encaminhada ao hospital, mas não corre risco de morte.
No momento do acidente, cinco trabalhadores realizaram a instalação de placas de energia solar no teto da igreja. Um deles caiu junto com a estrutura, mas sofreu apenas ferimentos leves. Os outros quatro permaneceram isolados na parte superior e foram resgatados pelos bombeiros.
Causas do desabamento
A suspeita inicial é de que o peso das placas solares tenha provocado o colapso do teto. O capitão Guilherme, do CBMGO, explicou que apenas uma perícia poderá confirmar a causa, mas a avaliação preliminar aponta que a estrutura não suporta carga adicional.
“Provavelmente foi o que aconteceu. A gente vê que estavam sendo instaladas as placas solares quando veio abaixo. Então a suspeita maior é que seja isso: o peso das placas fez a estrutura colapsar”, afirmou o bombeiro. Ele também destacou que a coluna e a viga da construção estavam totalmente comprometidas.
Projeto de energia solar e laudo técnico
O pastor Aluízio Silva afirmou que a igreja estava concluindo um projeto de instalação de usinas fotovoltaicas em suas unidades e que o Setor Leste Vila Nova era uma das últimas a receber o sistema.
“Para realizar esse procedimento, existe um laudo de engenheiro. Tem um engenheiro que autoriza. E aqui tudo isso foi feito. Mas, infelizmente, aconteceu essa calamidade”, explicou.
Nota oficial da Igreja Videira
“A Igreja Videira informa que, no dia 19 de março, durante a instalação de placas solares em nossa estrutura, ocorreu um incidente que resultou no desabamento do teto. Felizmente, não houve feridos, e todas as medidas de segurança foram implementadas disponíveis para garantir a integridade de todos os envolvidos.
Após o ocorrido, acionamos especialistas para avaliar as causas do incidente e iniciar os reparos necessários. Além disso, colaboramos com as autoridades e responsáveis técnicos para garantir que todas as medidas corretivas sejam tomadas com a máxima responsabilidade e segurança.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança de nossos membros e da comunidade e seguimos à disposição para esclarecimentos.